SP reforça a importância da democracia na 7ª edição do Festival de Direitos Humanos

0
990

Com o tema “Direito à Democracia, Direitos para Todos”, o festival celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro, e realiza atividades culturais, educativas, recreativas e prestação de serviços


A partir do próximo domingo (8), a cidade de São Paulo recebe o 7º Festival de Direitos Humanos, realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), para “ressaltar a importância da defesa dos direitos humanos, com a realização, em diferentes espaços, de atividades culturais, educativas, recreativas e prestação de serviços, entre outras iniciativas”.

Com o tema “Direito à Democracia, Direitos para Todos”, o festival celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro quando a Assembleia Geral das Nações Unidas oficializou a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

No dia 8, a Praça Oswaldo Cruz, na Bela Vista, recebe a abertura do festival, com exibição de curtas-metragens, rodas de conversas, apresentações de corais, capoeira e oficinas. Também haverá apresentação de escolas da Rede Municipal de Ensino e distribuição de cartilhas educativas sobre Redução de Danos e orientações ao público sobre o uso seguro de drogas.

No dia 9, no Pátio do Colégio, haverá debates sobre diversos temas: “Como se fala? Desmistificando termos referentes à população LGBT, idosos, negros etc.”; “Educar não é bater, educar é dialogar”; “Crer ou não crer: eis a questão?” e “População em situação de rua”. Às 14h, no auditório da SMDHC, a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo lança um relatório sobre a pesquisa “Juventude e Mercado de Trabalho”.

Na terça-feira (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos, a SMDHC promove um debate sobre “Direito a Liberdade Religiosa, Diversidade Sexual e Étnico Racial”, com representantes de diversas religiões. Às 16h, um Ato Ecumênico pela Paz acontece no Pátio do Colégio.

No dia 11, o CEU Pêra-Marmelo exibe Curtas-Metragens em Direitos Humanos, às 14h.

Para falar sobre Racismo Institucional, um debate será realizado na sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania no dia 12, às 14h. A partir das 19h, será feita a entrega do 6º Prêmio Municipal em Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns e do 4º Prêmio Memória e Verdade Alceri Maria Gomes da Silva, na Praça das Artes.

Mais uma sessão de curtas-metragens sobre Direitos Humanos acontece no último dia de festival, na sexta (13), no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes, na Bela Vista.

A programação completa está disponível no site da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.


FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.