Profissionais que trabalhem de forma autônoma em hospitais, laboratórios, clínicas ou ambulatórios como médicos, fisioterapeutas, biomédicos e técnicos de laboratório já podem receber o imunizante, inclusive os que estão desempregados. No primeiro dia de vacinação nos postos drive thrus, mais de 2.800 idosos com 90 anos foram vacinados
Nesta terça-feira (9), a Prefeitura deu início a vacinação contra a Covid-19 dos profissionais de saúde com mais de 60 anos e que trabalhem de forma autônoma em hospitais, laboratórios, clínicas ou ambulatórios. Estão inclusos:
- biólogos
- médicos
- psicólogos
- odontólogos
- nutricionistas
- farmacêuticos
- fisioterapeutas
- fonoaudiólogos
- assistentes sociais
- médicos veterinários
- terapeutas ocupacionais
- profissionais de educação física
- enfermeiros (técnicos e auxiliares)
- biomédicos e técnicos de laboratório (que façam a coleta e análise de testes de Covid-19)
Além deles, também serão imunizados os profissionais que trabalham nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), nos Centros Especializados em Reabilitação (CER) e nos Centros de Convivência e Cooperativa (CEccos).
“Os funcionários que estiverem no local de trabalho serão vacinados na própria unidade e os desempregados também podem se vacinar, indo até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência ou nos drive-thrus e Centros Escolas. No local da vacinação, basta apresentar o CPF, Cartão SUS (quem tiver) e o registro de classe”, informou a Prefeitura.
Os cinco postos drive-thrus implantados pelo Governo e Prefeitura de SP em todas as regiões da cidade começaram a funcionar na última segunda-feira (8) e, neste primeiro dia, imunizaram 2.800 idosos com 90 anos ou mais.
Confira os números de vacinados em cada posto drive thru no 1º dia:
- Praça Charles Muller – Estádio do Pacaembu (Zona Oeste): 1.600 idosos
- Neo Química Arena Corinthians (Zona Leste): 183 idosos
- Autódromo de Interlagos (Zona Sul): 321 idosos
- Centro de Exposições do Anhembi (Zona Norte): 321 idosos
- Igreja Boas Novas, na Vila Prudente (Zona Leste): 397 idosos
Para a próxima segunda-feira (15), está previsto o início da vacinação de idosos com 85 anos ou mais. Pessoas dessa mesma faixa etária que tem alguma restrição de mobilidade serão vacinadas em casa.
O Governo indica que, para economizar tempo no preenchimento do formulário presencial, as famílias façam o pré-cadastro online de seus familiares idosos pelo site: www.vacinaja.sp.gov.br
“Presencialmente, em média, a coleta de informações leva cerca de 10 minutos. A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações. Não é um agendamento e o uso não é obrigatório para receber a vacina, mas utilizá-la contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão. O pré-cadastro pode ser feito por familiares de idosos ou de qualquer pessoa que participe dos públicos previstos na campanha”, informa o Governo do Estado.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br