Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos realiza XIV Congresso de Educação Infantil

0
964

Evento reuniu educadores de vários Centros Educacionais Infantis (CEIs) e outras instituições de ensino da capital

Por: Luciana Paim


A Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos realizou, entre os dias 23 e 24 de agosto, o XIV Congresso SOBEI de Educação Infantil.

O congresso teve a participação de cerca de 2 mil pessoas

O congresso teve a participação de cerca de 2 mil inscritos e ofereceu gratuitamente 40 oficinas, três palestras, um workshop e atrações culturais em um espaço de aprendizagens e trocas de experiências entre os educadores. O tema central foi “O poder da escuta: construindo caminhos para uma aprendizagem significativa”.

Para o presidente da SOBEI, Luiz Baldo, “é uma oportunidade muito grande para estarmos melhorando o atendimento para as nossas crianças. Nós já temos a grata satisfação de termos em nossos quadros pessoas empenhadas nisso, que tratam as crianças com carinho e amor, então, esse congresso é para melhorar ainda mais isso”.

“Esse congresso foi dividido em várias etapas: as palestras, que é uma troca de conhecimento e aprendizagem, e as exposições. Esse ano fizemos a releitura do artista plástico brasileiro Ernesto Neto, da exposição que se chama Sopro: são obras interativas que as pessoas tem contato com elas e depois ficarão expostas em nossas unidades”, explicou Angela Acosta, diretora de projeto da SOBEI.

A abertura foi realizada com o grupo de Canto, coral e poesia – CEI Araucárias, CEI Sábias e CEI Orquídeas – localizadas na região de Parelheiros, Zona Sul de São Paulo.

O vereador Ricardo Nunes e o o presidente da SOBEI, Luiz Baldo, durante XIV Congresso SOBEI de Educação Infantil

De acordo com o vereador Ricardo Nunes, “a SOBEI é uma das grandes entidades da nossa região, que é importante não só para as pedagogas da SOBEI mas de outros lugares, mostrando a importância de estar sempre se aprimorando, se atualizando porque o mundo está evoluindo muito rápido e é necessário sempre melhorar a questão pedagógica”.

Antônio Carlos Caruso fez questão de lembrar de um dos idealizadores do projeto, Benjamim Ribeiro da Silva, e também falar como o congresso beneficia todos os educadores locais. “A importância do congresso, em primeiro lugar, é o entrosamento e a união de todos os professores e educadores da região. Em segundo lugar, é o momento que estamos atravessando, deveras delicado, que os educadores mais do que nunca tem que estar conscientes não apenas sobre a responsabilidade que eles possuem sobre as crianças, mas especificamente as crianças da região”.

Os palestrantes Celia Godoy (Mestre em Psicologia Social, Pedagoga, Pós-Graduada em Didática e Metodologia do Ensino Superior); Celso Antunes (Mestre em Ciências Humanas e Especialista em Inteligência e Cognição); e Emília Cipriano, que tem Doutorado em Educação (PUC) e é Mestre em Psicologia da Educação (PUC), trouxeram temas atuais para os educadores.  “Todo evento de educação tem um propósito que é construir um espaço de reflexão e espaços como esses são preciosos, porque eu reúno o que eu já sei e busco compreender uma ideia, acolher outra forma de pensamento e assim eu evoluo como educadora. Sou imensamente grata ao convite que me fizeram”, falou Celia, que palestrou na abertura do evento.

A SOBEI mantém 15 unidades de Centro de Educação Infantil – CEI, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que trabalham para dar atendimento totalmente gratuito a crianças e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. As crianças recebem material pedagógico e cinco refeições diárias.


FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.