Smart Sampa alcança a marca de 1.000 foragidos da Justiça capturados em 6 meses

0
39
O Prisômetro está instalado em frente à central de monitoramento do Smart Sampa, no Centro Histórico. Crédito: Divulgação/Prefeitura de SP

Com 89% de aprovação da população, sistema já prendeu criminosas após reconhecimento facial

O programa Smart Sampa, maior e mais completo sistema de monitoramento por câmeras do país, foi responsável pela prisão de 1.000 criminosos que estavam foragidos da Justiça, entre outubro do ano passado, quando o sistema passou efetivamente a fazer a contagem, e segunda-feira (14). A prisão de número 1.000 é de um homem de 70 anos condenado a 32 anos de prisão por estupro de vulnerável, foragido desde março de 2019. O homem foi identificado quando entrava em uma UBS na Zona Sul, onde foi detido pela Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Com aprovação de 89% da população, segundo pesquisa IPESPE, o programa foi criado pela Prefeitura de São Paulo para revolucionar a política de segurança pública da cidade e garantir respostas rápidas a crimes e emergências, além de auxiliar na busca por desaparecidos.

“O número de prisões de foragidos pelo Smart Sampa reforça a certeza de uma cidade mais segura. Cada criminoso preso, após identificação pelas câmeras de reconhecimento facial, significa que evitamos muitos crimes. Para o cidadão de bem fica a mensagem: Sorria, você está sendo protegido”, ressalta o prefeito Ricardo Nunes.

Entre esses foragidos reconhecidos por uma das 25 mil câmeras do Smart Sampa distribuídas pela cidade e presos em seguida, estão assassinos, estupradores, ladrões de banco, integrantes de facções criminosas e até da máfia chinesa, que, agora, além de pagarem por seus crimes, deixam de circular pelas ruas da cidade, o que evita que cometam novos delitos. Somente neste ano, foram presos 682 foragidos.

Pesquisa

Pesquisa realizada pelo CATI/IPESPE e divulgada nesta segunda-feira (14) aponta que a maioria da população aprova o Smart Sampa, com 89% dos pesquisados totalmente a favor do programa. De acordo com a pesquisa, a aprovação é bastante alta entre todas as faixas etárias, níveis de instrução e rendas, superando os 80% em todas elas.

A maioria dos entrevistados (78%) tem conhecimento do sistema, indicando que ele alcança boa visibilidade pública.

Além disso, 66% dos entrevistados aprovam o Prisômetro e 65% o consideram muito importante. O Prisômetro é um placar de LED instalado em frente à central de monitoramento do Smart Sampa, na Rua XV de Novembro, 268, Centro Histórico, que fornece à população, em tempo real, como medida de transparência, os números de foragidos da Justiça capturados, presos em flagrante e desaparecidos localizados por meio do Smart Sampa.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.