Setor de bebidas se une a autoridades para prevenir intoxicações por metanol

0
34
Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

Ações conjuntas entre governo e entidades do setor reforçam fiscalização, rastreabilidade e conscientização após casos

O Governo do Estado de São Paulo formalizou um Protocolo de Intenções com as principais associações representativas do setor de bebidas alcoólicas, com o objetivo de desenvolver medidas estruturantes e eficazes de combate à adulteração de bebidas em toda a cadeia produtiva e comercial.

A iniciativa busca reforçar a segurança sanitária na fabricação e comercialização de bebidas alcoólicas, prevenindo riscos à saúde pública como os casos de intoxicação por metanol. O documento prevê ações conjuntas em seis eixos principais, incluindo capacitação de agentes públicos e do setor produtivo, criação de um selo de compromisso de origem, rastreabilidade e logística reversa de embalagens, além de medidas de comunicação, fiscalização e propostas legislativas.

Segundo a Procuradora-Geral do Estado de SP, Inês dos Santos Coimbra, a estrutura do protocolo foi pensada para garantir resultados concretos. “A iniciativa busca fortalecer ações voltadas ao aumento da segurança sanitária, fabricação e comercialização dessas bebidas, e tem alguns eixos, como capacitação, selo de compromisso de origem e logística reversa e rastreabilidade das embalagens”, explicou.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, destacou que a parceria com o setor produtivo é essencial para a efetividade das ações. “Estamos em constante diálogo com as associações para adoção de medidas conjuntas que ofereçam segurança e tranquilidade à população. Neste sentido, o grupo de trabalho vai trazer soluções integradas que sejam rápidas e efetivas”, afirmou.

Para o diretor de Planejamento Estratégico e Governança Corporativa da Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (FHORESP), Ênio Miranda, o protocolo representa um avanço importante após o episódio de contaminação por metanol. “A parceria com o Governo do Estado está sendo muito importante nesse momento de crise, para municiar o Estado de informações setoriais e contribuir com transparência para o consumidor e para o nosso setor”, avaliou.

Miranda ressaltou ainda que o grupo de trabalho permanente será fundamental para aprimorar mecanismos de controle e combate à ilegalidade. “Agora seguimos em parceria para enfrentar questões estruturais, como evasão fiscal e falsificação, fortalecendo a rastreabilidade e a legalidade do setor”, completou.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.