Realizados no Sesc Vila Mariana nos dias 9 e 16 de fevereiro, apresentações celebram o lançamento, pelo Selo Sesc, do álbum “Toda Semana: Música e Literatura na Semana de Arte Moderna”
O Selo Sesc dá mais um passo nas ações de lançamento do álbum Toda Semana: Música e Literatura na Semana de Arte Moderna. Para celebrar este histórico lançamento, uma vez que vasto material sonoro jamais havia sido reunido em sua plenitude num único registro, estão agendados para os dias 9 e 16 de fevereiro, quartas, às 21h, no Teatro Antunes Filho (Sesc Vila Mariana), dois concertos que trazem parte do repertório apresentado no Theatro Municipal de São Paulo durante a Semana de Arte Moderna de 1922, há cem anos.
No dia 9 de fevereiro, o programa traz trechos da palestra A emoção estética na arte moderna, de Graça Aranha, e a leitura de poemas de Guilherme de Almeida (As galeras) e Luiz Aranha (Drogaria de éter e sombra), interpretados pelo ator Antonio Salvador. Na parte musical, Cristian Budu assume o piano solo na interpretação de peças de Francis Poulenc, Erik Satie e Heitor Villa-Lobos, e divide o palco com o violoncelista Robson Fonseca em dois movimentos (2º e 3º) da Sonata para violoncelo e piano nº2. Para fechar a apresentação, o Quarteto Carlos Gomes, formado por Cláudio Cruz (violino), Adonhiran Reis (violino), Gabriel Marin (viola) e Alceu Reis (violoncelo), interpreta o Quarteto de Cordas nº 3. Ambas de autoria de Villa-Lobos.
Já no dia 16 de fevereiro, o programa segue com o repertório de Villa-Lobos, compositor cujas obras representaram praticamente a totalidade das músicas apresentadas na Semana de Arte Moderna: o Quarteto Simbólico (Impressões da Vida Mundana) é interpretado por Liuba Klevtsova (harpa), Leandro Roverso (celesta), Claudia Nascimento (flauta), Guilherme Rodrigues (saxofone) e um coro formado por vozes femininas; e Danças Características Africanas (octeto) tem no time Cláudio Cruz, Amanda Martins e Soraya Landim (violinos), Raïff Dantas Barreto (violoncelo), Ana Valéria Poles (contrabaixo), Claudia Nascimento (flauta), Luca Raele (clarinete), Leandro Roverso (piano) e regência do maestro Cláudio Cruz. Ainda do compositor carioca, as canções para piano e voz sobre poemas de Ronald de Carvalho e Costa Rego Jr. recebem a interpretação de Homero Velho (barítono), Monica Salmaso (canto) e Ricardo Ballestero (piano). Completam a noite as leituras de trechos da palestra Arte Moderna, de Menotti del Picchia, e dos poemas Domingo, de Mário de Andrade; Oeil de boeuf (em português), de Sérgio Milliet, e Os Sapos, de Manuel Bandeira. Todas realizadas pelo ator Antonio Salvador.
Idealizado por Claudia Toni, Flávia Camargo Toni e Camila Fresca, e com direção musical de Cláudio Cruz, o álbum Toda Semana: Música e Literatura na Semana de Arte Moderna reúne livreto e 4 CD’s para apresentar ao público, pela primeira vez na história, a íntegra das músicas tocadas durante a Semana de Arte Moderna de 1922, além de uma seleção de poemas e conferências.
“Localizar na história da cultura brasileira que Emiliano Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Graça Aranha, Mário de Andrade, Heitor Villa‑Lobos, Paulo Prado ou Menotti del Picchia participaram das ‘três festas de arte’ de 1922, como as designou o autor da Pauliceia Desvairada, hoje é lugar-comum para quem revisita as linhas mestras do modernismo. Mas reunir os estudos elaborados ao longo de 100 anos para um balanço crítico ou, no outro extremo das análises, para finalidades didáticas, ainda não é fácil”, afirma Claudia Toni, referindo-se ao trabalho de pesquisa que privilegiou a sequência dos acontecimentos sonoros ocorridos nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, dentro da grande sala do Theatro Municipal de São Paulo.
Todo o material já foi disponibilizado, gratuitamente, em dezembro passado, para ser lido e ouvido no link https://sesc.digital/colecao/todasemana e, a partir de 9 de fevereiro, o público poderá também ter acesso às faixas nas principais plataformas de streaming (para ouvir, acesse o link Toda Semana: Música e Literatura na Semana de Arte Moderna (ffm.to). Já a versão física tem lançamento previsto para o final do mês de fevereiro e ficará disponível para venda nas Lojas Sesc, presentes nas unidades da capital paulista, interior e litoral, e também na Loja Sesc virtual.
Além dos 4 CD’s, o conjunto também engloba um livreto com trechos de conferências e poemas lidos durante e a semana e que não obtiveram ampla divulgação. Trata-se de trechos de palestras das quais se tem certeza que foram apresentadas, como é o caso de A emoção estética na arte moderna, de Graça Aranha, e Arte Moderna, de Menotti Del Picchia, ambas recitadas pelo ator e pesquisador Antonio Salvador. Já os poemas, em separado, no último dos quatro CD’s, dão um panorama sônico da poética que autores como Sérgio Milliet, Luís Aranha e Mário de Andrade trouxeram para a São Paulo do início do século XX. Tendo como intérpretes principais dois dos mais importantes músicos brasileiros da atualidade – o violinista e maestro Cláudio Cruz e o pianista Cristian Budu – o projeto conta ainda com as participações de Ana Valéria Poles (contrabaixo), Antonio Meneses (violoncelo), Claudia Nascimento (flauta), Douglas Braga (saxofone), Homero Velho (barítono), Liuba Kletsova (harpa), Ricardo Ballestero e Ricardo Castro (piano), Mônica Salmaso (canto), Luca Raele (clarinete), Leandro Roverso (celesta), Robson Fonseca, Amanda Martins e Soraya Landim (violinos), Lígia Ferreira e Antonio Salvador (voz), e do Quarteto Carlos Gomes.
“Ao realizar o Box Semana de 22, concebido e organizado por Flávia Camargo Toni, Camila Fresca e Claudia Toni, o Sesc coloca em funcionamento e circulação uma nova ‘caixa de ressonância’ das ideias, experimentações e invenções aglutinadas e disseminadas pela Semana. Mais do que isso, condensa nas mídias que integram o presente box o espírito de novidade e transformação dos modernistas brasileiros de primeira onda, ao menos dos sudestinos, em suas expressões verbais, sonoras e musicas, audíveis depois de um século”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.
Poemas e Conferências
Há leituras de poemas de Guilherme de Almeida (As galeras), Luís Aranha (Drogaria de éter e de sombra) e Mário de Andrade (Domingo), entre outros, feitas por nomes como Homero Velho, Lígia Ferreira e Mônica Salmaso. E também uma seleção de conferências de Mário de Andrade e Graça Aranha, deste último a que abre o primeiro CD, A emoção estética na arte moderna, lida por Antonio Salvador. O ator também lê um trecho do romance Os condenados, de Oswald Andrade, no disco 3; no disco 4, um trecho da conferência intitulada Arte Moderna, de Menotti del Picchia.
A Música de Villa-Lobos
“Foram de Villa-Lobos a quase totalidade das obras executadas na Semana de Arte Moderna. São peças de câmara para diferentes formações: piano solo, canto e piano, violino e piano, violoncelo e piano, trio com piano e quarteto de cordas. Há, ainda, duas formações que fogem do padrão: um quarteto com flauta, sax alto, harpa e celesta; e um octeto com três violinos, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarino e piano. Dos demais autores há apenas peças para piano solo”, conta Camila Fresca, jornalista especializada em música erudita e uma das idealizadoras e organizadoras do projeto.
Sobre Apresentação do Comprovante de Vacina
Para realizar o acesso às unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 e um documento oficial com foto. Para crianças entre 5 e 11 anos, é necessária a comprovação da primeira dose. Para maiores de 12 anos, é necessária a comprovação de duas doses ou a dose única. O público pode apresentar o comprovante físico, recebido no ato da vacinação, ou o comprovante digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e Conecte SUS, ou pelo aplicativo e-saúdeSP. É também obrigatório o uso de máscara, cobrindo nariz e boca, durante toda a permanência na unidade.
Repertório de Toda Semana: Música e Literatura na Semana de Arte Moderna
DISCO 1
1. Graça Aranha – A emoção estética na arte moderna (Trecho da Conferência) 4’31”
— Antonio Salvador
2. Erik Satie – Edriophtalma (Embryons Desséchés), piano solo (1913) 2’27”
3. Francis Poulenc – Valse, piano solo (1919) 1’49”
— Cristian Budu, piano
Heitor Villa‑Lobos – Sonata no2 para violoncelo e piano (1916)
4. I – Allegro moderato 7’24”
5. II – Allegro cantabile 6’31”
6. III – Scherzo (Allegro scherzante) 5’30”
7. IV – Allegro vivace sostenuto 7’33”
— Robson Fonseca, violoncelo; Cristian Budu, piano11
Heitor Villa‑Lobos – Trio no 2 para violino, violoncelo e piano (1915)
8. I – Allegro moderato 10’35”
9. II – Berceuse –Barcarolla (Andantino calmo) 8’46”
10. III – Scherzo (Allegro vivace spiritoso) 6’18”
11. IV – Final (Molto allegro) 9’27”
— Cláudio Cruz, violino; Antonio Meneses, violoncelo; Ricardo Castro, piano
DISCO 2
1. Mário de Andrade – A Escrava que não é Isaura (Trecho da Conferência) 3’25”
— Antonio Salvador
2. Heitor Villa‑Lobos – Valsa mística (Simples coletânea -Peça nº1), piano solo (1917) 1’44”
3. Heitor Villa‑Lobos – Rodante (Simples coletânea -Peça nº3), piano solo (1919) 2’00”
4. Heitor Villa‑Lobos – A Fiandeira, piano solo (1921) 2’49”
— Cristian Budu, piano
Heitor Villa‑Lobos – Danças Características Africanas (octeto) para três violinos, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete e piano (1914-16)
5. I – Farrapós 3’46”
6. II – Kankukus 4’53”
7. III – Kankikis 2’50”
— Cláudio Cruz, Amanda Martins e Soraya Landim, violinos; Raiff Dantas Barreto, violoncelo; Ana Valéria Poles, contrabaixo; Claudia Nascimento, flauta; Luca Raele, clarinete; Leandro Roverso, piano
— Cláudio Cruz, regente
8. Émile-Robert Blanchet – Au Jardin du Vieux Sérail (Andrinople), piano solo (1913) 3’23”
9. Heitor Villa‑Lobos – O ginete do Pierrozinho (Carnaval das crianças –Peça nº 1), piano solo (1919-20) 1’13”
10. Claude Debussy – La Soirée dans Grenade, piano solo (1903) 5’23”
11. Claude Debussy – Minstrels, piano solo (1910) 2’33”12
12. Henri Stierlin–Vallon – Arlequin (Figurines Carnavalesques), piano solo (c. 1916) 1’18”
— Cristian Budu, piano
13. Heitor Villa‑Lobos – Festim Pagão, voz e piano (1919) (poema: Ronald de Carvalho) 3’12”
14. Heitor Villa‑Lobos – Solidão (Historietas -Peça nº 1), voz e piano (1920) (poema: Ronald de Carvalho) 1’54”
15. Heitor Villa‑Lobos – A Cascavel, voz e piano (1917) (poema: Costa Rego Jr.) 2’29”
— Homero Velho, barítono; Ricardo Ballestero, piano
Heitor Villa‑Lobos – Quarteto de Cordas no 3, dois violinos, viola e violoncelo (1916)
16. I – Allegro non troppo 6’16”
17. II – Molto vivo 4’03”
18. III – Molto adagio 7’10”
19. IV – Allegro con fuoco 5’23”
— Quarteto Carlos Gomes: Cláudio Cruz e Adonhiran Reis, violinos; Gabriel Marin, viola; Alceu Reis, violoncelo
DISCO 3
1. Oswald de Andrade – Os Condenados (Trecho do romance) 3’14”
— Antonio Salvador
Heitor Villa‑Lobos – Trio no 3 para violino, violoncelo e piano (1918)
2. I – Allegro con moto 12’13”
3. II – Assai moderato 11’45”
4. III – Allegretto spirituoso 7’10”
5. IV – Final (Allegro Animato) 9’30”
— Cláudio Cruz, violino; Antonio Meneses, violoncelo; Ricardo Castro, piano
6. Heitor Villa‑Lobos – Lune d’octobre (Historietas -Peça nº 2), voz e piano (1920) (poema: Ronald de Carvalho) 2’14”
7. Heitor Villa‑Lobos – Eis a vida (Voilá la vie) (Epigramas Irônicos e Sentimentais), voz e piano (1921) (poema: Ronald de Carvalho) 0’53”13
8. Heitor Villa‑Lobos – Jouis sans retard, car vite s’écoule la vie (Historietas –Peça nº 5), voz e piano (1920) (poema: Ronald de Carvalho) 2’18”
— Mônica Salmaso, canto; Ricardo Ballestero, piano
Heitor Villa‑Lobos – Sonata Fantasia no 2 para violino e piano (1914)
9. I – Allegro non tropo 6’27”
10. II – Largo – Moderato 9’24”
11. III – Allegro (Rondo – Allegro final) 7’00”
— Cláudio Cruz, violino; Cristian Budu, piano
DISCO 4
1. Menotti del Picchia – Arte moderna (Trecho da Conferência) 6’06”
— Antonio Salvador
2. Heitor Villa‑Lobos – Uma camponesa cantadeira (Suíte Floral Opus 97 –Peça nº 3), piano solo (1916) 2’09”
3. Heitor Villa‑Lobos – Num berço encantado (Simples Coletânea), piano solo (1918) 3’22”
4. Heitor Villa‑Lobos – Bailado Infernal, piano solo (1920) 1’58”
— Cristian Budu, piano
Heitor Villa‑Lobos – Quarteto Simbólico (Impressões da Vida Mundana) para harpa, celesta, flauta, saxofone alto e vozes femininas (1921)
5. I – Allegro con moto 9’44”
6. II – Andantino (calmo) 8’36”
7. III – Allegro deciso – Final 4’22”
— Liuba Klevtsova, harpa; Leandro Roverso, celesta; Claudia Nascimento, flauta; Douglas Braga, saxofone
— coro feminino: sopranos 1: Rosemeire Moreira (solo), Aymée Wentz, Luciana Crepaldi, Ludmilla Thompson; sopranos 2: Andrezza Reis, Gabrielle Camacho, Narilane Camacho, Valquíria Gomes; contraltos 1: Camila Honorato, Clarissa Cabral, Cristiane Minczuk, Thaís Campos; contraltos 2: Bruno Costa, Nathalia Soares, Silvana Romani, Solange Ferreira; preparadora do coro: Maíra Ferreira
— Cláudio Cruz, regente
POEMAS:
8. Guilherme de Almeida – As galeras 1’11”
— Homero Velho
9. Ronald de Carvalho – Interior (Epigramas Irônicos e Sentimentais) 1’09”
— Mônica Salmaso
10. Luís Aranha – Drogaria de éter e de sombra 4’16”
— Homero Velho
11. Sérgio Milliet – OEil de boeuf 4’13”
— Ligia Ferreira
12. Tácito de Almeida – O túnel 1’13”
— Homero Velho
13. Ribeiro Couto – Os serões 0’44”
14. Mário de Andrade – Domingo 2’11”
15. Agenor Barbosa – Os pássaros de aço 2’58”
— Mônica Salmaso
Ficha-técnica
Idealização: Claudia Toni, Flávia Camargo Toni e Camila Fresca
Direção Musical: Cláudio Cruz
Direção Executiva e de Produção: Eduardo Toni Raele
Produção: Dugu Pós-Produção
Administração: Lydia Abud
Pesquisa: Flávia Camargo Toni e Camila Fresca
Pesquisa de Imagens e Repertório: Eduardo Toni Raele
Consultoria: Claudia Toni
Produção Musical, Edição, Mixagem e Masterização: Ulrich Schneider
Técnico de Gravação: Márcio de Jesus Torres
Projeto Gráfico: Alexandre Calderero
Tradução dos Textos, Letras e Poemas: Thomas Mathewson e Ligia Fonseca Ferreira
Revisão de Texto: Fabiana Pino
Imagens: Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Coleção de Arte da Cidade / CCSP / SMC / PMSP, Museu Villa Lobos
Gravação: Estúdio Nacena (2019-2021), Estúdio Monteverdi (2019) e Estúdio YB (2021)
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br