Sesc Santo Amaro faz programação para comemorar o Dia Mundial do Lazer, nesta sexta-feira (16)

0
580

Com o tema “Lazer para uma Vida Melhor”, a data é uma iniciativa da WLO – World Leisure Organization (Organização Mundial de Lazer), com coordenação do WLCE/USP (Centro de Excelência em Estudos do Lazer), em parceria com o LAGEL (Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer) e o Sesc


A pandemia de Covid-19 trouxe consigo a necessidade de distanciamento social e, com isso, o isolamento das pessoas dentro de suas próprias casas. Uma importante prática que vem sendo utilizada para enfrentar essa situação, o lazer, ganhará uma data especial para ser celebrado anualmente ao redor do mundo.

Numa iniciativa da WLO – World Leisure Organization (Organização Mundial de Lazer), com coordenação do WLCE/USP (Centro de Excelência em Estudos do Lazer), em parceria com o LAGEL (Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer) e o Sesc, foi criado o Dia Mundial do Lazer, que nesta primeira edição será comemorado em 16 de abril, com o tema Lazer para uma Vida Melhor.

Atualmente, a Organização Mundial do Lazer conta com sete Centros de Excelência em Estudos do Lazer localizados pelo mundo e, a cada ano, um destes Centros ficará responsável por organizar a celebração da data.

O objetivo da criação de uma data global para o lazer – num momento em que a busca por modos para desfrutar o tempo livre de maneira saudável, segura e divertida nunca foi tão necessária – é destacar a sua importância para a sociedade. Para tanto, serão realizadas diversas atividades ao redor do planeta, com ações on-line e presenciais em 20 países (sempre respeitando as orientações de segurança sanitárias locais), com o apoio de diversas instituições parceiras. No Brasil, a USP, LAGEL e o Sesc estarão à frente das ações do Dia Mundial do Lazer, que serão exclusivamente online.

“O lazer é fundamental para a sociedade, pois desempenha um papel essencial no desenvolvimento individual e comunitário, contribuindo para o bem viver, valorizando as relações sociais e assumindo, muitas vezes, lugar de expressão e engajamento na vida democrática. Sendo assim, a realização do Dia Mundial do Lazer vem reforçar o lazer como um direito social e sua importância na vida cotidiana, buscando ampliar as possibilidades desta manifestação e promovendo a reflexão sobre os acessos e barreiras ainda existentes”, afirma o Diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

Para o Dia Mundial do Lazer, o Sesc São Paulo colocará à disposição dos visitantes virtuais uma ampla programação em suas plataformas on-line de todas as unidades distribuídas pelo estado. Estre os destaques estão as aulas abertas transmitidas pela internet:

  • “Lazer em Casa: Jogos de Tabuleiro e Desafios de Mesa” (Sesc Parque D. Pedro II), com Astolfo Belém;
  • “Yoga em Família” (Sesc Santo André), com Yoga com História;
  • “Vamos de Bike” (Campo Limpo), com Bike Time;
  • “Espaço para Ser” (Sesc Carmo), com Adriana Fabozzi;
  • “O Lazer e suas possibilidades” (Sesc Santo Amaro), com o educador Everton Bispo;
  • “Yoga Kimect” (Sesc Pompeia), com Emaye Ama Mizani e a Aula de Malabares (Sesc Itaquera).

Já entre a série de bate-papos com especialistas, destaque para:

  • “Do cinema ao Esporte: das telas para a prática” (Sesc 24 de Maio), com Ana Cristina Zimmermann e Enrico Spaggiari;
  • “Viajar é preciso: porque o turismo é um lazer necessário para o bem viver?” (Sesc Consolação), com Daniel Nunes Gonçalves;
  • “Lazer como estratégia para uma melhor qualidade de vida” (Sesc Guarulhos), com Márcio Atalla;
  • “Lazer e Direitos Humanos” (Sesc Osasco), com Alcyane Marinho e Priscila Mari dos Santos Correia;
  • “Turismo Comunitário – Cananéia/ SP: Quilombo Mandira” (Sesc Santana), com Ederon Marques, Andrea Fraga e Luiz Eduardo Cotrim;
  • “Lazer 4.0” (Sesc São Caetano), com Prof. Dr. Gustavo Luis Guitierrez (UNICMP) e Prof. Ms Fabiano Augusto João (USCS);
  • “Políticas de esporte e lazer: sobre seus impactos e bem-estar nas cidades” (Sesc Vila Mariana), com Maria Teresa Diniz e João Paulo Amaral e mediação de Natália Garcia.

A programação traz ainda participações de personalidades do mundo do esporte como o videodepoimento “Lazer e Trabalho (Sesc Interlagos), com o skatista Sandro Dias e a apresentação da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica (Sesc Avenida Paulista).

Confira a programação do Sesc Santo Amaro para o Dia Mundial do Lazer

PERCUSSÃO CORPORAL
Vídeo com breve introdução à Percussão Corporal, apresentando os principais sons corporais e os primeiros passos para qualquer pessoa aprender a executar ritmos básicos com seu próprio corpo em sua própria casa. Serão abordados também os princípios básicos do ritmo e da percussão, como o tempo, pulsação e subdivisão. Com músico e percussionista Gabriel Draetta.
Horário: 16h
Plataforma: Instagram, Facebook e YouTube Sesc Santo Amaro

O LAZER E SUAS POSSIBILIDADES
Aula teórico-prática abordando o lazer e suas várias possibilidades sob a orientação do Educador Físico Everton Bispo.
Horário: 18h
Plataforma: Facebook Sesc Santo Amaro

DIA MUNDIAL DO LAZER
Dia: 16 de abril, sexta-feira
Mais informações em: www.worldleisureday.org e instagram.com/worldleisureday


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.