Sesc Santo Amaro convida a toda a população para participar do “Dia do Desafio 2022”

0
1786

É com o slogan “Quando foi a última vez que você fez uma atividade pela primeira vez?” que o Sesc te convida para experimentar novas modalidades esportivas e combater, coletivamente, o sedentarismo e a obesidade


O mês de maio costuma ser de muita agitação esportiva em todas as unidades Sesc espalhadas pelo Brasil e pela América Latina. Foi instaurado em 2018 como Lei Federal que toda a última quarta-feira de maio é celebrado, oficialmente, o Dia do Desafio.

Mas afinal, você sabe o que é o Dia do Desafio?

O Dia do Desafio surgiu  durante o inverno de 1983 na cidade de Saskatoon, Canadá, com tanto frio, a população mal saía de casa, quando o então prefeito teve a brilhante ideia de promover uma caminhada em um dia e horário específico.

Devido ao grande sucesso e ver a cidade inteira se exercitando, se tornou uma febre anual, com direito até a convidar cidades vizinhas para promover o desafio. “O Sesc aderiu ao movimento em 1995. Onde começou em São Paulo, depois espalhou pelo Brasil, e tomou tamanha proporção, que chegou a toda América Latina conta Leandro Neves, monitor esportivo do Sesc Santo Amaro. “Em 2011 a campanha bateu um recorde! Foram mais de 63 milhões de participantes em todas as Américas”, continua.

Em sua 28º Edição, esta será a primeira vez, desde o início da pandemia, que o evento voltará a ser presencial. “O principal objetivo da campanha é combater o sedentarismo, que aumentou muito durante a pandemia. E também a obesidade, estimulando a atividade física”, pontua Leandro.

Que tal aprender e ousar praticando o Parkour?

No ano de 2021 o Dia do Desafio foi virtual, através de lives nas redes sociais, e Leandro comenta que a adaptação de todos os profissionais do Sesc transformou as unidades Santo Amaro, Interlagos, Campo Limpo, Vila Mariana e Ipiranga em um verdadeiro estúdio de TV! “Tinha lives de manhã e tarde. Tinha horário pra professor entrar, sair e estava realmente parecendo uma TV”, relembra da nova realidade que se criou na pandemia.

Mas Leandro também revela que a pandemia, apesar de triste, teve muitos benefícios virtuais ao Sesc em geral. “Teve um grande alcance nas redes sociais, aumentando muito o engajamento na internet. Principalmente com o público da terceira idade, que são discriminados por não saberem usar as plataformas, mas que aprenderam com o isolamento por conta da Covid-19”.

Neste ano o Sesc pensou em uma temática criativa para acender novos estímulos. Com o slogan “Quando foi a última vez que você fez uma atividade pela primeira vez?”, o objetivo é que, durante o Dia do Desafio, a população, credenciada ou não no Sesc, tenha acesso a esportes ‘diferentes’ que não estão no gosto popular.

Ou se sentir um gringo praticando Cricket? Esporte parecido com Taco, mas que não é comum no Brasil

Portanto, confira a programação do Dia do Desafio no Sesc Santo Amaro, que ocorrerá na última quarta-feira deste mês, dia 25 de maio, das 10h às 17h, para todas as idades:

  • Quadra 1: Práticas de Parkour;
  • Quadra 2: Cricket (similar ao jogo Taco) e Floor Curling (similar ao curling praticado no gelo nas Olimpíadas de Inverno, só que na quadra);
  • Praça Coberta: contará com simuladores de Boxe, Ski e Martelo de Força;
  • Área de convivência: Campo de minigolfe trago pela Ativiva;
  • Piscina: práticas de Stand Up Paddle (somente para credenciados e com o exame dermatológico);
  • Além de diversos desafios esportivos durante o dia, como ginástica artística, dança, basquete e vôlei.

O Bob Borges, da Ativiva, é quem está projetando o minigolfe em Santo Amaro e outras atrações em diversas unidades Sesc por São Paulo. “O Dia do Desafio é uma porta de entrada para as pessoas realmente conhecer algum esporte e ganhar gosto. Elas serão picadas pelo bichinho do prazer!, conta.

Que tal se juntar ao Bob e conhecer o mundo do golfe?

A Ativiva é uma empresa que atua com a promoção não competitiva de esportes que fogem do tradicional quarteto (futebol, vôlei, basquete e handebol) e promove patinação artística, skate e circo como atividades extracurriculares em escolas particulares renomadas, como a Escola Albert Einstein, Escola Suíço-Brasileira e Colégio Magister, na nossa Zona Sul.

Além das escolas, também há projetos em unidades do Sesc. “Atuamos com eventos pontuais e alguns projetos de média duração, como o Dia do Desafio, que foi a nossa porta de entrada no Sesc, em 2015”, diz Bob.

Os projetos da Ativiva fogem tanto dos padrões de esportes convencionais que até mesmo coordenadores e diretores de escolas se surpreendem com as temáticas, mas Bob alerta que o foco não é ganhar uma competição, mas sim promover bem-estar e autoconhecimento. “Damos abertura para a construção coletiva. Eles propiciam sentimentos de pertencimentos e uma nova descoberta do corpo, do autoconhecimento, então essa abordagem acabam ganhando um gancho muito mais potente do que as pessoas esperam”, finaliza.

O Curling é jogado no gelo nas Olimpíadas de Inverno, mas a quarda 2 será adaptada para promover esse divertido esporte!

Nas edições passadas, o Dia do Desafio promoveu uma competição sadia entre as cidades para ver quem engajou mais a sua população, mas em caráter de pandemia, essa competição não irá acontecer nesta edição, promovendo o estímulo ao esporte e o combate à luta contra o sedentarismo e a obesidade.

E não será somente dentro das unidades Sesc que o Dia do Desafio poderá ocorrer, você poderá se cadastrar e participar, ao menos por 15 minutos, de uma atividade promovendo sua saúde. Vai que um empurrão do Sesc te leve para outros horizontes do seu corpo!?

O Sesc São Paulo está de braços abertos para que empresas, instituições, escolas e ONGs possam se cadastrar para a participação desse dia tão emblemático. Acesse diadodesafio.org.br. Preencha os campos necessários e pronto! Sua instituição estará computada como participante do Dia do Desafio 2022!


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.