“Nós – Arte e Ciência por Mulheres”, resgata o papel das mulheres como produtoras de conhecimento
Na última quinta-feira (22) o Sesc Interlagos realizou a abertura da exposição “Nós – Arte e Ciência por Mulheres”, uma mostra que traz obras sobre a produção científica, intelectual e artística das mulheres ao longo do tempo. A cerimônia de abertura contou com a presença da Secretária de Cultura Municipal, Regina Célia da Silveira Santana, e apresentação da cantora de MPB, Luana Bayô, que cantou Elza Soares.
A mostra é uma realização do Sesc São Paulo em parceria com o Estúdio M’Baraká, uma curadoria especializada em unir arte e ciência, e reúne cerca de 300 obras com o objetivo de evidenciar as mulheres como produtoras e mantenedoras do conhecimento. O objetivo é resgatar o lugar delas por seus feitos, já que ao longo da história, elas foram apagadas e colocadas no lugar de “anónimos”, até mesmo de suas criações e descobertas.
Em meio a isso, misturam-se dados históricos que propõem uma reflexão sobre as contribuições femininas e o apagamento de suas histórias e legados. Para as curadoras da exposição, Isabel Seixas e Gisele Vargas, a mostra é uma denúncia, mas também um lugar de acolhimento. “Foi um trabalho difícil, porque são muitas mulheres, então quais escolher? É também uma exposição de denúncia, acolhimento e reflexão. Um chamado para a mudança”, explica Seixas.
Com todo o trabalho histórico de apagamento das mulheres, a pesquisa também ganhou um desafio a mais. “O processo foi doloroso, pesquisando a história da ciência e da inviabilização das mulheres, a gente chega no machismo e vê que ele ainda está muito impregnado. As mulheres sempre estiveram produzindo conhecimento”, diz Vargas.
A exposição tem entrada gratuita e fica em cartaz até 30 de março 2025 no Hall de Exposições do Sesc Interlagos de quarta a domingo das 10h às 16h30.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br