SEPESQI realiza o primeiro evento nacional de educação no Metaverso

0
1217

Participantes terão a oportunidade de navegar no mundo virtual e interagir com avatares durante o evento  


“Tecnologia e Inovação: Limites e Possibilidades do Metaverso”, foi o tema escolhido pela equipe de organizadores para nortear as discussões do III SEPESQI (Seminário de Extensão, Pesquisa e Internacionalização). O evento, que acontece virtualmente nos dias 26 e 27 de outubro, chega a terceira edição com a expectativa de receber mais de 2.500 trabalhos científicos e de reunir mais de 100 mil pessoas, dentre estudantes, professores e pesquisadores de diferentes instituições.    

Com a presença de convidados nacionais e internacionais, o SEPESQI se propõe a debater a importância das TEDs (Tecnologias Digitais na Educação) no processo de aprendizagem, baseado no ensino, pesquisa e extensão através da interação que possibilita um espaço de convivência, facilitado e estimulado não mais por um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) apenas textual, mas por uma plataforma que irá proporcionar diversas possibilidades de interação.    

Segundo Thais Lacerda, coordenadora geral do SEPESQI, discutir os efeitos da aplicação da internet 4.0 no ensino superior evidência a percepção da comunidade acadêmica sobre a importância do entrelaçamento das inovações tecnológicas e de seus impactos no processo de aprendizagem. “Esse tema já ganha efervescência nos fóruns de economia, inovação e novas perspectivas no mercado de trabalho, logo, nada mais justo que trazer essa discussão para dentro do nosso Seminário”, diz Thais.     

A discussão proposta nesta edição caminha para uma análise do questionamento sobre a forma criativa e envolvente da utilização dos mundos digitais em 3D. Ao utilizarmos todo potencial do Metaverso sem o tratarmos apenas como uma novidade, mas sim como uma inovação que pode contribuir efetivamente para a mediação pedagógica no processo de aprendizado, construímos, juntos, um novo e grande fórum de discussão integrativo.     

“Neste momento desafiador, pensamos o Metaverso não apenas como uma rede de mundos virtuais, que tenta simplesmente replicar a realidade, mas como caminho alternativo para propor projetos de pesquisa, extensão e internacionalização que viabilizem, de forma integradora, conexões institucionais e educacionais para um mundo melhor”, diz Thais.     

As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis ao público pelo site https://sepesqi.com/ . O Seminário conta com a parceria das instituições de ensino superior Estácio e Wyden que também realizarão ações presenciais abertas à população nos campi participantes.  

Serviço        

Evento: III SEPESQI – Seminário de Extensão, Pesquisa e Internacionalização    

Data: 26 e 27 de outubro de 2022       

Inscrições: https://sepesqi.com/   

Sobre a Estácio  

A Estácio é uma das maiores marcas do ensino superior brasileiro e, há mais de 50 anos, enriquece a sua história ao possibilitar o acesso democratizado ao ensino de qualidade e promover a transformação individual e social de seus alunos. Pioneira e um dos maiores players no digital, a instituição desenvolveu um modelo moderno que promove um melhor aproveitamento para os estudantes em aulas dinâmicas em uma plataforma de ensino 100% Digital, com conteúdos que podem ser acessados de qualquer dispositivo, on e offline, garantindo maior mobilidade, com acesso ilimitado.  

Presente em 25 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o ensino digital, contando com mais de 800 mil alunos matriculados, a Estácio oferece cursos de graduação em diferentes formatos de ensino, pós-graduação e cursos de extensão. Aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado, e seus currículos são alinhados às necessidades do mercado de trabalho. A busca constante pela qualidade acadêmica e os investimentos na área de ensino geraram ótimos resultados nos últimos anos – suas instituições e cursos e são reconhecidos pelo MEC com elevados conceitos de qualidade.   

Além de seu natural poder de transformação, pela entrega à sociedade de milhares de profissionais formados todos os anos, a Estácio tem uma atuação distintiva de diálogo, suporte e promoção das comunidades em que se insere. Com amplo envolvimento dos alunos e docentes, ações como atendimentos gratuitos, palestras e seminários, mutirões e ações de mobilização acabam beneficiando milhões de pessoas. A Estácio possui também um dos mais sólidos e atuantes Programas de Responsabilidade Social do País, e apoia diversos projetos por ano nas áreas de educação, cultura, esporte e cidadania.  

Sobre Wyden  

A Wyden Educacional é uma rede nacional de ensino superior com presença nas Regiões Norte, Nordeste e Sudeste do País. São mais de 40 mil alunos em cursos disponibilizados em diferentes formatos, do presencial ao EAD. Entre as áreas estão as de gestão e negócios, engenharias e ciências da informação, artes, ciências, saúde, mídia e tecnologia. Qualidade de ensino e boa infraestrutura são dois pilares importantes para todas as instituições da marca. A Wyden acompanha também as melhores práticas da academia e do mercado para sustentar sua posição de referência de ensino nas regiões onde atua.  


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.