Entrega faz parte de um pacote de investimento significativo da Prefeitura em reforço a segurança na cidade
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana entregou nesta quinta-feira (5/9) novas viaturas para a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. Foram entregues parcialmente 150 viaturas convencionais. O total da entrega desses veículos é de 230 unidades dos modelos Toyota: Hillux SW4 e Citroen: C3 AirCross Shine 7, todos equipados com para-choques de impulsão traseiro e dianteiro para mitigar impactos em colisões frontais, além dos equipamentos específicos para operações de patrulhamento.
Até o momento, a frota de viaturas da GCM é de 330 veículos. Às novas viaturas também se somarão à entrega de mais 50 viaturas elétricas, de baixo carbono, com previsão de entrega em novembro deste ano. Todas essas 50 serão destinadas à região central da cidade. Ao todo, a frota terá mais de 600 novas viaturas em operação na capital. O valor total dos novos veículos é de R$ 1.415.700,00 ao mês, com contrato de locação por 60 meses.
Melhorias na Segurança
A SMSU contratou 2 mil novos agentes da GCM, objetivando o aumento do efetivo nas ruas. Hoje o centro da cidade passou de 1,6 mil agentes para 2.100 em patrulhamento 24h na região. A capital conta com um efetivo de 7.350 agentes e cerca de 150 estão em formação na Academia de Formação de Segurança Urbana (AFSU).
“Nós equipamos toda a GCM, hoje são mais de 7.000 policiais e entregamos mais de 230 automóveis para fazer inspetoria nos bairros da capital, com isso é possível responder mais rápido aos chamados para a nossa população. Segurança pública é uma prioridade da atual gestão”, ressalta Edson Aparecido, Secretário de Governo.
Além disso, a gestão também investiu na valorização dos agentes da GCM, cujo salário foi reajustado em 72%, equivalendo atualmente a R$ 4.022,93. Outro benefício concedido é a Diária Especial de Atividade Complementar (DEAC), que permite a atuação dos Guardas nos dias de folga em jornadas extras de trabalho.
Outra ação estratégica para reforçar o policiamento e garantir maior segurança da cidade, são os investimentos da Operação Delegada, destinada a Policiais Militares, ampliando a oferta de vagas diárias, para 2.400 em toda a cidade de São Paulo. A ampliação da oferta de vagas também é resultante do reajuste nas gratificações, sendo 20% de reajuste de adicional noturno e mais 30% nas regiões estratégicas.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br