Local compreende a maior e mais importante reserva verde do município a ser resguardada e protegida como patrimônio ecológico
Na quarta-feira (15), a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, acompanhada do secretário executivo de Segurança Alimentar e Nutrição e Abastecimento, Carlos Eduardo Fernandes, e do Subprefeito Regional, Marco Furchi, visitou o Polo de Ecoturismo em Parelheiros – zona sul. O objetivo foi apresentar as últimas iniciativas a favor do desenvolvimento sustentável realizadas na região, por meio do turismo e da educação.
A primeira agenda aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Constelação do Índio. A diretora Selma Pereira, e a professora Daniela Sgoti, apresentaram várias instalações, como, o biodigestor anaeróbio: equipamento que realiza o tratamento do esgoto sanitário e de resíduos orgânicos para transformar em energia limpa e renovável.
Além disso, foi inaugurada a nova sala de leitura em homenagem ao cartunista Maurício de Souza, onde os alunos poderão desenvolver atividades curriculares e extracurriculares.
A segunda parada foi na TEIA Parelheiros, onde a secretária Marta Suplicy discursou. “Estamos fazendo o chamado turismo verde crescer. Isso movimenta o comércio, as pousadas, e os restaurantes. Com o apoio da gestão Ricardo Nunes, Parelheiros está expandindo a economia circular gerada pelo artesanato e pela gastronomia típica de Parelheiros. Estamos conversando com consulados e embaixadas para trazermos mais projetos de desenvolvimento econômico, social e ambiental para essa região”.
A última parada foi no Hostel 3º Lago, localizado à beira da Represa Guarapiranga, e que conta com toda uma infraestrutura sustentável. O hostel faz parte de uma iniciativa chamada “Limpeza Na Represa” que realiza ações de limpeza do lixo que fica acumulado no rio, além do plantio de árvores para melhorar o ambiente e conscientizar a população sobre a preservação do meio-ambiente
O Polo de Ecoturismo terá presença garantida na II Virada ODS, grande evento que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de junho com o intuito de popularizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que contará com uma programação no centro de São Paulo com atividades culturais, educativas, feira de negócios, hackathon e um congresso internacional, entre outras.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br