Lançamento ocorreu durante o final de semana da Parada do Orgulho LGBT+
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da cidade de São Paulo, por meio da Coordenadoria de IST/Aids, lançou durante o final de semana da Parada do Orgulho LGBT+ da capital, um novo sistema de disponibilização das profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP) por meio de máquinas automáticas.
Essa importante inovação de prevenção ao HIV foi oficialmente lançada na Feira Cultural da Diversidade LGBT+, no dia 30 de maio, no Memorial da América Latina. A feira é parte das celebrações do mês do orgulho LGBT+ e destaca-se por reunir serviços e iniciativas voltadas para a saúde e o bem-estar da comunidade.
Os usuários interessados em acessar as profilaxias poderão realizar teleconsultas por meio do canal SPrEP – PrEP e PEP online, disponível no aplicativo e-saúdeSP. Após a consulta, a equipe médica emitirá uma receita e acionará o envio de um link via SMS com o QR Code que será lido pela máquina, liberando de forma automática o medicamento prescrito.
As máquinas estarão estrategicamente posicionadas conforme a avaliação de dados epidemiológicos e o levantamento de equipes especializadas com relação às demandas locais na cidade. Ao otimizar a logística e reduzir o tempo de espera, a implantação dos dispositivos facilita o acesso à PrEP e à PEP, que são fundamentais para a resposta da capital à epidemia de HIV.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br