Ação acontece em 1º de novembro, na Universidade São Judas Tadeu, e deve atender até 5 mil pessoas
A cidade de São Paulo receberá, no dia 1º de novembro de 2026, a 29ª Campanha pelo Dia Mundial do Diabetes. Com o tema “Ação Precoce Contra o Diabetes”, a iniciativa oferecerá gratuitamente à população testes para detecção do diabetes, avaliações para identificação de possíveis complicações da doença, orientações e encaminhamentos. A ação será realizada das 8h às 16h, na Universidade São Judas Tadeu, localizada na Avenida Consolação, 2320, ao lado da estação Paulista do Metrô. A expectativa é atender até cinco mil pessoas.
Realizada mundialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela International Diabetes Federation (IDF), a campanha é organizada, no Brasil, pela Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes (FENAD). Na capital paulista, a iniciativa é promovida pela Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD).
“A detecção precoce é fundamental para que a pessoa possa iniciar os cuidados necessários e reduzir o risco de complicações”, comenta o médico endocrinologista e presidente da ANAD, Dr. Fadlo Fraige Filho.
Voltada tanto para pessoas que já têm diabetes, e para aqueles que apresentarem resultados alterados, quanto para indivíduos que apresentam fatores de risco, como familiares de pessoas com diabetes, idosos e pessoas com obesidade ou hipertensão, a campanha abordará a doença de maneira ampla.
Durante a ação, a glicemia será utilizada como parte da triagem e da avaliação dos participantes, que poderão ser encaminhados para outros procedimentos de acordo com os resultados apresentados. Entre os serviços oferecidos estão exame de glicemia capilar, avaliação dos olhos, dos pés, da boca e vascular, avaliação nutricional, fisioterápica e do condicionamento físico, exame de hemoglobina glicada (A1C), aferição da pressão arterial e eletrocardiograma.
Para facilitar a participação da população, a organização reforça que não é necessário estar em jejum para realizar o exame de glicemia. Todos que desejarem passar pela triagem e ter acesso às demais avaliações devem chegar ao local até às 13h. Após esse horário, será realizado apenas o teste de glicemia.
Serviço:
29ª Campanha pelo Dia Mundial do Diabetes – “Ação Precoce Contra o Diabetes”
Data: 1º de novembro de 2026 (domingo)
Horário: das 8h às 16h
Local: Universidade São Judas Tadeu
Endereço: Av. Consolação, 2320 – ao lado da estação Paulista do Metrô – São Paulo (SP)
Atendimento: gratuito.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br
