Com entrada gratuita, o evento vai reunir música, dança, gastronomia, feira de artesanato e uma celebração das tradições do Ano Novo indiano
Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o Largo da Batata, em Pinheiros, será palco da primeira edição do Diwali – Festival das Luzes, evento que vai promover verdadeira imersão nas tradições do Ano Novo indiano, oferecendo uma experiência cultural diversa em música, dança, arte e gastronomia.
Com entrada gratuita e ampla programação, o Diwali é uma celebração aberta a todos os interessados pela cultura e espiritualidade da Índia, e apresenta uma variedade de atividades sensoriais e interativas para quem deseja vivenciar uma cultura milenar que une arte, espiritualidade e alegria.
Promovido pela Associação Indiana e Centro Cultural da Índia, e com organização do grupo Cola em Sampa, o festival Diwali inclui apresentações musicais, danças tradicionais, workshops de ioga e oficinas de arte, além de uma feira de artesanato. Na culinária, o evento traz chefs indianos que preparam pratos típicos, como samosas, biryanis e curries, e grande variedade de doces típicos. A proposta é destacar a diversidade de sabores da Índia, além dos pratos tradicionais condimentados que marcam a gastronomia local.
“Nosso desejo é que o Diwali se torne uma das maiores celebrações multiculturais de São Paulo. Queremos mostrar a beleza e a riqueza das tradições indianas, e convidamos toda a cidade a se unir a nós nessa grande festa de luz e renovação,” afirma William Vendramini, cofundador do Cola em Sampa.
Entre as atrações, destaque para:
Cerimônia das Luzes: O ápice do festival será no sábado, às 19h, quando as velas serão acesas em uma cerimônia que simboliza esperança e renovação, convidando o público a mentalizar os desejos para o próximo ano.
Shows e Danças: Apresentações de música e dança inspiradas em Bollywood, além de outros estilos, como o animado Bhangra e o elegante Garba, que trarão o movimento e as cores das danças indianas ao evento.
Aulas de Ioga e Meditação: No domingo, o público poderá participar de sessões de meditação e ioga guiadas por mestres indianos, em uma prática de conexão com o corpo e a mente.
Artesanato e Henna: Artistas e artesãos locais e indianos trarão oficinas de henna e rangoli, arte tradicional indiana que usa cores e padrões para atrair boas energias, oferecendo ao público a oportunidade de contato com as expressões artísticas do país.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br