São Paulo Companhia de Dança lança programação online com espetáculos e aulas

0
667

O projeto #SPCDdigital faz parte da ação #CulturaEmCasa, do Governo de SP. Os bailarinos e professores vão compartilhar curiosidades dos espetáculos de dança, além de realizar oficinas sobre vários temas: balé clássico, dança contemporânea, técnica de palco, etc.


A partir desta segunda-feira (15), os fãs da São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico do Governo do Estado, vão poder conferir uma programação que acontece até o dia 26, pela internet, no projeto #SPCDdigital.

Neste período, a SPCD vai realizar Oficinas de Capacitação Técnica para quem estiver interessado em conhecer mais sobre a construção de um espetáculo de dança. Os participantes vão descobrir os desafios técnicos da montagem de um espetáculo de balé e entender como as maquinarias e a iluminação são importantes.

Para quem quer conhecer mais sobre o repertório dos espetáculos de dança, haverá uma live com o bailarino Diego de Paula, que vai conversar com Nielson Souza, que participou da criação do espetáculo Peekaboo.

Para compartilhar sobre o cotidiano de condicionamento dos bailarinos, haverá duas edições do Aulas Abertas: aula de balé clássico com a professora-ensaiadora Duda Braz e aula de dança contemporânea com o gerente de ensaio, Milton Coatti.

Além dessas atividades, a obra Os Duplos será disponibilizada, na íntegra, por 15 dias. Criada especialmente para a São Paulo Companhia de Dança por Maurício de Oliveira, o espetáculo mostra dançarinos que procuram “desenhar o espaço por meio de seus movimentos e pela própria relação entre seus corpos”. Documentários que apresentam os bastidores e curiosidades de Os Duplos vão ser exibidos nas redes sociais da São Paulo Companhia de Dança.

Segundo o Governo de São Paulo, o projeto #SPCDdigital “se soma à ação #CulturaEmCasa, criada pelo Governo do Estado de SP em enfrentamento à disseminação do novo coronavírus (COVID-19), para oferecer diferentes conteúdos ligados à difusão da dança no meio virtual, estimulando a permanência das pessoas em seus lares dialogando com a arte”.

Confira a programação:

  • 15 JUN

Figuras da Dança – Hulda Bittencourt: documentário sobre a bailarina e fundadora da Cisne Negro Companhia de Dança. Direção: Inês Bogéa e Sérgio Roizenblit.

Disponibilização: Vídeo na íntegra no canal da São Paulo Companhia de Dança no YouTube e no Facebook.

  • 17 JUN

Canteiro de Obras – Os Duplos: Vídeo com entrevista do coreógrafo Maurício de Oliveira e demais profissionais envolvidos na criação da obra. Direção: Inês Bogéa e Moira Toledo.

Disponibilização: Vídeo na íntegra no IGTV do perfil oficial da São Paulo Companhia de Dança no Instagram.

  • 19 JUN | 18h

Obra à la Carte – Os Duplos: Transmissão da obra assinada por Maurício de Oliveira, em 2010, com trilha de André Abujamra.

Disponibilização: Vídeo na íntegra, pelo período de 15 dias, no canal da São Paulo Companhia de Dança no YouTube.

  • 22 JUN

Figuras da Dança – Paulo Pederneiras: Documentário sobre o cofundador e atual diretor geral do Grupo Corpo. Direção: Inês Bogéa.

Disponibilização: Vídeo na íntegra no canal da São Paulo Companhia de Dança no YouTube e no Facebook.

  • 23 JUN | 10h

Aula Aberta – Balé Clássico: A professora-ensaiadora da SPCD, Duda Braz, ministra uma aula pública de balé clássico, com acompanhamento ao vivo da pianista Rose Pavanelli, para bailarinos e estudantes interessados em conhecer a rotina de condicionamento do elenco da SPCD.

Disponibilização: Ao vivo nos Stories do perfil da São Paulo Companhia de Dança no Instagram.

  • 24 JUN | 19h

Obra comentada – Peekaboo, por Diego de Paula e Nielson Souza: Live no perfil da SPCD no Instagram na qual os bailarinos comentam um trecho da obra de Marco Goecke e contam curiosidades e bastidores dessa criação. Na sequência, o público poderá bater um papo com eles.

Disponibilização: Ao vivo nos Stories do perfil da São Paulo Companhia de Dança no Instagram.

  • 25 JUN | 13h

Aula Aberta – Dança Contemporânea: O professor Milton Coatti ministra uma aula pública de dança contemporânea para bailarinos e estudantes interessados em conhecer a rotina de condicionamento do elenco da SPCD.

Disponibilização: Ao vivo nos Stories do perfil da São Paulo Companhia de Dança no Instagram.

  • 26 JUN | 15h30

Oficina de Capacitação Técnica – Técnica de Palco: Montando La Sylphide: Ministrada por Luiz Antônio Dias (Titão), Gerente Técnica da SPCD, a oficina apresenta os desafios da montagem de um grande balé de repertório do ponto de vista do uso de maquinarias, cenografia e iluminação. A inscrição é gratuita e deve ser feita previamente pelo site da SPCD www.spcd.com.br/inscricoes.php.

Disponibilização: Ao vivo via Zoom (acesso restrito para os inscritos).


FALE COM A REDAÇÃO: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.