Santo Amaro e seus personagens históricos

0
2
Paulo Eiró, Júlio Guerra e Borba Gato, personagens marcantes da história santamarense Crédito: Acervo da família / Wikimedia Commons

Borba Gato, Paulo Eiró e Julio Guerra são os grandes personagens santamarenses

Santo Amaro tem sua origem em uma pequena aldeia indígena. A região sempre teve destaque, desde o Brasil Colônia, e vivenciou diversos momentos, passando por município independente e depois sendo integrada à capital paulista.

Um dos pontos pelos quais o distrito é conhecido, é pelas personalidades santamarenses que nasceram e viveram aqui. Esses personagens históricos se destacam pelos seus feitos, identificação com a região e influência que exercem até hoje, além do orgulho de ser daqui.

“Temos três importantes figuras aqui em Santo Amaro. O bandeirante Borba Gato, o poeta Paulo Eiró e o escultor Júlio Guerra. Eles são objetos de propaganda da região, mas ainda tem muita pouca coisa escrita sobre eles, e tudo é muito estereotipado. Falta conhecimento sobre as figuras históricas de Santo Amaro”, avalia a Professora Doutora em História Inez Garbuio Peralta, que dedicou-se a estudar a região, com livros publicados sobre suas pesquisas.

De fato, é difícil encontrar informações precisas e que tragam relatos concisos dos três principais personagens santamarenses. Muitos dos escritos são baseados em coisas que se ouviram dizer, sendo um dos poucos estudos o da professora Peralta que escreveu o livro “Manoel de Borba Gato: um mineiro santamarense”. Abaixo, conheça um pouco das história desses personagens.

Borba Gato: Manuel de Borba Gato nasceu em 1649 em Ibirapuera, Santo Amaro. Ele deixou o local após casar com Maria Leite, filha do bandeirante Fernão Dias, e foi em busca de ouro e esmeralda com o sogro. Voltou 20 anos depois para se unir à família. Apesar de ter sua imagem associada à escravidão, a professora Inez Peralta afirma não ter encontrou nenhuma prova desta associação.

Paulo Eiró: Nascido em 1836 na Vila de Santo Amaro, Paulo Emilio de Salles Chagas Eiró foi um poeta que dedicou sua vida à escrita. A inspiração era a prima, Cherubina Angélica de Salles, por quem tinha um amor não correspondido. Escritor de poesia e peças de teatro, também foi professor em uma escola pública. Faleceu em 1871 aos 35 anos.

Julio Guerra: Nasceu em 20 de janeiro de 1912 no então município de Santo Amaro. Aos 18 anos ingressou na Escola de Belas Artes de São Paulo. Referência na região, foi o autor de esculturas como a Estátua de Borba Gato, na Avenida Santo Amaro, e o mural do Teatro Paulo Eiró e da escultura Mãe preta, no Largo do Paiçandu. Morreu em 21 de janeiro de 2021.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.