Santo Amaro contou com Audiências Públicas para discutir a Revisão do Plano Diretor

0
1654
Foto: A3 Agência de Imagem e Notícias Adilson Araújo

Encontros no Teatro Paulo Eiró e na ACSP fortaleceram ideias entre parlamentares e os munícipes


‌A Prefeitura de São Paulo realizou, nas últimas semanas, uma série de reuniões, envolvendo parlamentares e população, para discutir as propostas da Revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE), conforme o Projeto de Lei (PL) 127/2023. O relator do Projeto é o Vereador Rodrigo Goulart.

Foi debatido no sábado (6), no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro, as discussões estratégicas para a região. “O Teatro estava cheio, mesmo sendo num sábado pela manhã, demonstrando o quanto a população local é participativa e engajada”, destacou a Vereadora Janaína Lima.

A representante do Executivo, Heliana Artigiani, coordenadora de Planejamento da Planurb (Coordenadoria de Planejamento Urbano) ligada à SMUL (Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento), apresentou os destaques dos 75 artigos de ajustes propostos no PL de revisão do PDE. Entre eles, a regulamentação das ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social), Eixo de Estruturação Urbana, outorga onerosa do direito de construir, instrumento de regularização fundiária, política de saneamento ambiental e mobilidade.
Por conta das manciais e represas, o meio ambiente é uma pauta prioritária na Zona Sul. O Diretor da entidade Oekoscientia, Wesley Silvestre Rosa, se disse preocupado com a qualidade da água e o ecossistema da represa Billings.

A discussão foi sobre a implantação do Transporte Público Hidroviário, que ligará o Cantinho do Céu, no Grajaú, até a Av. Nossa Senhora do Sabará, pago com o Bilhete Único.

“Este atracadouro vai destruir uma área de preservação, além de desapropriar muitas famílias. Existe um manto fecal que está parado no fundo da represa, mas se houver a movimentação das águas através dos barcos teremos a mistura dessa lama com o pouco de água boa que há, aumentando a poluição”, explicou Wesley.

Janaína Lima acompanhou também as discussões para implantação e preservação das áreas verdes, principalmente nas periferias. “As áreas verdes têm um papel essencial de equilibrar a temperatura e ampliar a drenagem e escoamento das águas, este segundo ponto, é primordial para evitar enchentes e alagamentos. Por esse motivo é tão importante a implantação de parques lineares e jardins de chuva.”, disse.

Já na Mobilidade, moradores e comerciantes presentes comentaram sobre o Corredor da Av. Sabará e de novos terminais de ônibus, como o Terminal Bandeira e o Jardim Miriam.

Fábio Lima, do Movimento União Cupecê, foi contrário ao corredor na Av. Sabará. “A obra não atende as necessidades da comunidade e irá desempregar 400 pessoas. Não nos consultaram e não realizaram estudo de impacto sobre a obra”, questionou.

Já Erick Miyasaki, Chefe de Gabinete da Subprefeitura de Santo Amaro, completa: “Um diálogo importante e dentro da etapa das prioridades que envolvem planos de mobilidade, em especial temos nos diversos locais da zona sul as indicações para o atendimento com corredores de transporte e construção de terminal de ônibus”.

Foto: A3 Agência de Imagem e Notícias Adilson Araújo

Por uma iniciativa da Vereadora Janaína Lima, na sexta-feira (12), houve uma Audiência Pública do PDE, na sede da Associação Comercial de São Paulo Distrital Sul. Os munícipes tiveram a oportunidade de participar. A moradia foi um ponto importante para Janaína.

“A Prefeitura de São Paulo, com meu apoio e contribuição na Câmara, desenvolveu o ‘Programa Pode Entrar’, que irá contratar 40 mil unidades habitacionais destinadas à população de baixa renda, além dos processos de urbanização e regularização fundiária. O ‘Pode Entrar’, diversifica a produção das moradias e traz um nível de investimentos nunca antes vistos na cidade, sendo uma grande inovação para São Paulo. É assim que temos que caminhar: com participação cidadã e compromisso socioambiental”, finalizou Janaína Lima.
Estiveram presentes munícipes, associações de moradores, entidades de classe, como o CETRASA – Centro das Tradições de Santo Amaro, através do seu presidente Dr. José Carlos Bruno, o CIESP-FIESP Distrital Sul, Sr. Pedro Baptista, o conselheiro da Associação Comercial de São Paulo, Dr. Gilberto Marques Bruno, da OAB Santo Amaro, Dra. Patrizia Braga, dentre outros.

Foto: A3 Agência de Imagem e Notícias Adilson Araújo

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.