Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro comemora 124 anos

0
1056

Para celebrar: missa na capela do hospital e confraternização entre os funcionários

Por: Luciana Paim


A Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro (SCMSA) reuniu amigos e funcionários para a festa de comemoração aos 124 anos no dia 13 de dezembro. Uma missa de ação de graças celebrada na capela do hospital iniciou as comemorações e teve a presença de diretores, funcionários e representantes de importantes instituições da região.

Dr. Roberto Magno, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, afirmou ao Grupo Sul News que conseguiu atingir 80% de todas as metas estabelecidas no ano anterior, como a ampliação do RPA (recuperação pós anestésico), a reforma na ala infantil, redução dos custos junto a Sabesp e Enel, fase final da informatização e integração do sistema.

“Entre os projetos para o ano que vem está a qualificação da Santa Casa para o ISO 9001 e ONA. O hospital tem que estar preparado pra isso tanto arquitetonicamente, como a parte de engenharia, certificação interna para depois conseguir começar a implantar a melhora do serviço e cumprir vários protocolos, trazendo a Santa Casa para um futuro melhor”, explicou o Dr. Roberto.

Em fevereiro de 2020 se encerra o contrato com o SUS e a SCMSA já está em fase de revalidação. “Já passou pelo núcleo técnico o tipo de serviço que vamos utilizar e agora estamos aguardando que o secretário do município venha aprovar a parte financeira. Eu tenho que ter aditivos financeiros para que eu possa produzir o trabalho exigido pela municipalidade”, explicou o provedor.

A SCMSA conta com uma equipe de mais de 720 profissionais, divididos entre médicos e equipe de enfermagem, além dos terceirizados. São realizados, mensalmente, cerca de 500 cirurgias; quatro mil atendimentos em ambulatórios de especialidades; mais de 30 mil exames de laboratório e de imagem; além dos atendimentos emergenciais vindos do SAMU e Resgate.

Para o Dr. Danilo Masiero, superintendente da SCMSA, “a Santa Casa é uma referência de atendimento para a Zona Sul. A gente tem lutado, Deus e a comunidade têm ajudado e até hoje o hospital está de pé. O grupo de trabalho aqui é fantástico, tanto médicos, enfermagem, administração. Nosso único problema é o financeiro, que não é tão grave assim para o Governo resolver, ajudar a Santa Casa seria a coisa mais fácil que existe, vamos rezar para que isso aconteça”.

O Diretor técnico, Dr. Tiago Komatsu de Melo, explicou que a Santa Casa está com projetos de melhoria em toda parte de infraestrutura, além da ampliação de atendimento com o objetivo de oferecer novas especialidades. “Nós temos diversos projetos de aprimoramento, mas trabalhar numa realidade SUS é desafiador. Mas temos uma equipe empenhada em atender cada vez melhor a nossa população. Nós temos um plano de trabalho para a Prefeitura, com nossa realidade financeira buscando um equilíbrio nos nossos custos”.

De uma forma bastante emocionada, o Dr. José Carlos Bruno, presidente do CETRASA, falou sobre sua ligação com a SCMSA. “A minha filha e meu filho nasceram aqui na Santa Casa. Eu fiz um curso de enfermagem e só tinham dois homens, o Saturnino e eu. Passei muito bom tempo aqui, me especializei em instrumentação cirúrgica aqui. Mas acabei optando por direito ao invés de medicina. A Santa Casa faz parte da minha história e de Santo Amaro”.

A Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro aceita doações de empresas ou de pessoas anônimas e quem quiser mais informações basta entra no site: www.santacasasantoamaro.org.br


FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.