Rio Tietê: data comemora o rio mais importante de São Paulo e para o Clube Esperia

0
897

Em 22 de setembro, São Paulo comemora o Dia do Rio Tietê, o mais importante da cidade. Para o Clube Esperia, esta é uma data especial, porque foi às margens do Tietê, em 1º de novembro de 1899, que seus fundadores, sete italianos praticantes do remo, celebraram a inauguração do clube. O Tietê também foi palco de grandes competições náuticas, aquáticas e de lazer. 

O Esperia se orgulha de ter sido pioneiro na realização de regatas no Tietê, como o Troféu Fita Azul do Clube Esperia, instituído em 1965, destinado ao skiff – o melhor remador individual de palamenta dupla do Brasil. O C.R. Tietê também iniciou a Prova Clássica da Fundação da Cidade de São Paulo para out-riggers, que ocorreu em 1942. O Remo viria a se despedir do Tietê nos anos 1970. 

Atualmente, o Clube Esperia dá continuidade aos projetos esportivos, sendo destaque em diversas modalidades. Ainda que o remo já não esteja presente em sua grade, é o esporte inaugural e histórico do Esperia. Assim, comemorar o dia do Rio Tietê é comemorar o Clube. 

“O nosso desejo é que o Rio Tietê ainda volte a ser frequentado pelos paulistanos. Enquanto isso, seguimos na missão de que sua história, vinculada ao Esperia, seja sempre lembrada”, diz o presidente do Esperia, Fernando Alves.  

Dentre as diversas contribuições para a cidade de São Paulo, o Clube Esperia conta com o departamento de Arquivo Histórico, que realiza um primoroso trabalho de preservação e conservação das informações e documentações históricas do Clube, da cidade, e, em especial do Rio Tietê.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.