Resgate de animais Silvestres em São Paulo

0
1694

Resgate de 15 animais silvestres e uma cachorra em péssimas condições de saúde no interior de São Paulo


Nesta terça-feira (02), o vereador de São Paulo, Felipe Becari, apurou denúncia sobre tráfico de animais silvestres na cidade de Mairinque, interior de São Paulo. Chegando ao local, a equipe que acompanhava o parlamentar resgatou um total de 16 animais, sendo 13 saguis, um macaco- -prego, um planador petauro-do- -açúcar e uma cadela de 8 anos de idade que era usada para reprodução, esta última em péssimas condições de saúde.

As vendas eram realizadas através de grupos de Whatsapp e principalmente pelo Facebook. A vendedora foi autuada em flagrante, e confessou que já está nesse mercado há mais de 12 anos, vendendo uma quantidade significativa de animais ao longo desse período. Em áudio enviado via Whatsapp, a traficante se gaba de ter comercializado animais silvestres para todo o Brasil, e ter realizado uma venda de cinco saguis para apenas um cliente.

Os animais silvestres foram resgatados e levados para o CeMaCas (Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres), unidade que presta desde o atendimento veterinário e prepara o animal para reabilitação, à fim de enviá-lo de volta ao seu habitat natural. Já a cadela foi enviada para o Instituto Felipe Becari, ONG que cuida de animais vítimas de maus-tratos e abandono, para que receba cuidados veterinários e possa ser encaminhada para adoção futuramente.

A acusada foi conduzida à delegacia para prestar depoimento.

Recentemente, o Facebook foi multado pelo IBAMA em um valor superior a R$ 10 milhões, devido à falta de fiscalização e controle quanto à venda ilegal de animais silvestres em grupos e perfis na plataforma. Entretanto, segundo o advogado Rafael Saraiva, esta multa é desproporcional, pois o comercio ilegal de animais movimenta cerca de R$ três bilhões por ano no Brasil, retirando cerca de 38 bilhões de animais de seu habitat natural. Saraiva conclui: “Atualmente o tráfico de animais é a terceira maior atividade ilícita no mundo, e devido à grande diversidade em sua fauna, o Brasil é o maior alvo desses criminosos”.

O vereador Becari que preside a CPI dos Animais, tem acompanhado casos de semelhantes a este.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.