Projeto visa a mobilização dos moradores para um novo olhar e ações com foco na conservação dos recursos hídricos
No sábado (16), a OSCIP (Organização da sociedade civil de interesse público) Ecolmeia, em parceria com a BASF, Scania e Kubera Plásticos, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bernardo do Campo, realizou uma edição especial do projeto Água Viva. O evento, que aconteceu nas margens da represa Billings, no bairro Royal Park, região Grande Batistini, em São Bernardo do Campo (SP), celebra a ação global World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza).
O projeto Água Viva realiza ações de conservação ambiental na represa Billings desde 2020, sob a coordenação da Ecolmeia e com o patrocínio da BASF, envolvendo voluntários da empresa; moradores locais, que são capacitados para atuar como multiplicadores; estudantes universitários; escoteiros; parceiros; munícipes e demais interessados. Para isso, serão apresentadas tecnologias socioambientais com foco na conservação ambiental dos recursos hídricos e remanescentes de floresta compostas pelo bioma, como aquecedor solar de baixo custo e telhado de casas com garrafa PET. Entre as principais atividades estão formação de Agentes Ambientais Comunitários, oficinas ecoeficientes e instalação de ecobarreiras. “O objetivo é trazer um novo olhar sobre a contribuição de cada um para a preservação da Billings e do meio ambiente”, explica Elaine Santos, Diretora Executiva da Ecolmeia.
Contribuir e conscientizar sobre a importância da proteção dos recursos naturais e da biodiversidade está em linha com a estratégia da BASF de que sustentabilidade e engajamento social caminham juntos na resolução dos desafios atuais e futuros da sociedade, para juntos construirmos um futuro mais sustentável. “Pessoas, organizações sociais, poder público e empresas devem caminhar juntos, pois só assim construirmos um futuro mais sustentável e com qualidade de vida para todos. Essa parceria é justamente sobre isso e muito importante para a conservação da limpeza das margens da represa na nossa cidade”, destaca Ricardo Torres, Diretor de Operações na BASF, em São Bernardo do Campo.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br