Zona Sul será beneficiada com recapeamento de 115.780 m² na primeira fase do programa
O maior programa de recapeamento da história da cidade teve início na madrugada desta terça-feira (21) em dez vias, beneficiando todas as regiões da capital. Serão recapeados 5,8 milhões de metros quadrados de ruas e avenidas. Segundo o prefeito Ricardo Nunes, é um grande programa que teve início agora e se encerrará no final de 2024, com 20 milhões de m² recapeados.
“É um investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão em um serviço onde estamos utilizando muita tecnologia para dar maior durabilidade ao asfalto e melhorar a mobilidade da população nas ruas de São Paulo”, disse o prefeito.
O trabalho de recapeamento será feito nas madrugadas para reduzir o impacto no trânsito. Além da recuperação do asfalto, serão realizadas obras de base de concreto para cerca de 40 mil tampas de ferro de verificação e a troca para lâmpadas de LEDs nas vias.
A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSub) mapeou a malha viária da cidade usando o Sistema Gaia, que identifica e classifica as vias paulistanas.
“As maiores reclamações, em termos de zeladoria na cidade, são relacionadas ao asfalto. Por isso, fizemos o maior levantamento sobre condição, trepidação e qualidade do asfalto e se tornou base para que São Paulo tivesse informação precisa sobre o pavimento, com economia de recursos públicos e ganho de eficiência”, disse o secretário municipal das Subprefeituras, Alexandre Modonezi.
Na Zona Sul, nesta primeira fase do programa, serão recapeados 115.780 m² de duas vias localizadas nas regiões das subprefeituras do Jabaquara e de Santo Amaro: av. Eng. George Corbisier entre a rua dos Marapés e avenida Eng. Armando de A. Pereira e av. Washigton Luis, no trecho entre a avenida Interlagos e alameda Santo Amaro.
Para conhecer a qualidade do asfalto nas ruas e avenidas, a cidade empregou o que tem mais moderno em tecnologias e equipamentos. Por meio de dispositivos acoplados em 108 carros de aplicativos e táxis parceiros, que circulam por toda a cidade, é possível verificar e localizar possíveis defeitos e irregularidades em tempo real. São Paulo é considerada a 8ª cidade mais populosa do mundo, com 17 mil km de vias, que somam 196 milhões de metros quadrados.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br