A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) informa que o prazo para o recadastramento das Ruas de Lazer, iniciado no último mês de março, vai até o dia 31 de junho. Atualmente, 87 endereços espalhados pela cidade de São Paulo fazem parte do projeto.
O programa Ruas de Lazer existe desde a década de 1970. A proposta é que os moradores se organizem para fechar determinadas ruas e realizem as atividades de lazer. O objetivo é estimular a ocupação do espaço público pelos próprios cidadãos.
Além das atividades, o programa Ruas de Lazer garante a preservação de iniciativas populares de natureza física e esportiva, como fator de identidade cultural da comunidade, espaços para a expressão dessas manifestações culturais e a organização popular no planejamento e gerenciamento das atividades dessas ruas.
As Ruas de Lazer funcionam aos domingos e feriados das 10h às 16h. Durante esse período, as ruas são interditadas para o trânsito de automóveis e liberadas para a convivência e lazer dos moradores das imediações. Os materiais que sinalizam e bloqueiam as vias devem ser fornecidos pelo município.
Está com dúvidas de como fazer o recadastramento? Veja as dicas abaixo:
Qual será o período de recadastramento das Ruas Lazer ativas?
O período de recadastramento será de 1° de março e 31 de junho de 2022.
Quais ruas deverão realizar o recadastramento?
Todas as Ruas de Lazer Ativas.
Quem deverá realizar o recadastramento?
O Conselho da Rua de Lazer deverá efetuar o recadastramento da Rua de Lazer respectiva na Subprefeitura competente, apresentando os seguintes documentos:
I – lista de conselheiros atualizada com a indicação do novo coordenador, se for o caso;
II – abaixo-assinado confirmando o interesse em manter a Rua de Lazer.
Os documentos estão disponíveis na página da SEME na internet.
Qual é a consequência, caso não seja realizado o recadastramento?
Em caso de não recadastramento, a Rua de Lazer será desativada.
Ruas Abertas
O programa Ruas de Lazer não tem relação com o Ruas Abertas, em que a Prefeituras apenas fecha as ruas para os carros aos domingos e feriados nacionais, e a circulação da população passa a ser livre.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br