Quer economizar na ceia de Natal?

0
1241

Nutricionista dá dicas de como driblar os preços neste final de ano


O final do ano chegou e, com ele, os gastos já esperados como presentes, viagens, férias em família e a deliciosa ceia de Natal. No entanto, está cada vez mais difícil manter a tradição. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o preço dos produtos de consumo subiu quase 10% no último semestre do ano.

A professora Evellin Müller, coordenadora dos cursos de Gastronomia e Nutrição do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), ressalta que “a festa de Natal é um tempo importante de reencontro, união e harmonia para as famílias e os elevados preços dos alimentos podem impactar este momento”. Por isso, ela reuniu algumas dicas para ajudar o consumidor a fazer uma ceia de forma criativa e econômica.

É importante fazer uma lista de todos os ingredientes que serão usados no preparo dos pratos e ficar de olho com antecedência para aproveitar possíveis promoções. Confirmar o número de pessoas que vão participar da celebração; considerar os alimentos da estação que estão mais disponíveis, acessíveis e possuem maior valor nutricional; incluir frutas na sobremesa e evitar preparar alimentos em excesso são exemplos de medidas que ajudam bastante no planejamento.  

E que tal fazer uma ceia compartilhada em que cada convidado da festa fique responsável por levar um prato? Esta é uma forma de garantir que haja fartura e, ao mesmo tempo, que ninguém fique sobrecarregado financeiramente. Outra vantagem é que cada um pode levar o que mais gosta, e claro, o que cabe no seu bolso.

Toda a criatividade e economia não devem ficar restritas à noite de Natal. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que o Brasil desperdiça cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos por ano, destes, 60% vêm do consumo de famílias. Então, por que não aproveitar as sobras do jantar e preparar novos pratos? Além do jantar, esta pode ser mais uma oportunidade para reunir a família e seguir com as comemorações.

Evellin Müller dá a dica de uma receita super fácil para você fazer com o que sobrar da ceia. Confira!

NHOQUE DE ARROZ

INGREDIENTES

2 xícaras de (chá) de arroz preparado (sobra da ceia)

1 xícara de (chá) de água

1 colher de (sopa) de azeite

1 colher de (café) de sal

1 pitada de noz moscada

MODO DE PREPARO

Em uma panela adicione o arroz, a água, o sal e a noz moscada, deixe cozinhar bem até secar a água.

No processador, bata o arroz cozido ainda quente e o azeite até formar uma mistura homogênea (cerca de 2 minutos). Modele rolinhos de 2 cm de espessura com porções da massa e corte os nhoques (uns 2 cm). Em frigideira aquecida, adicione o azeite e salteie os nhoques até dourarem por igual. Sirva com molho de tomate.

MOLHO DE TOMATE ASSADO

INGREDIENTES

 5 tomates maduros

1unidade de alho poró

1 ramo de alecrim

6 ramos de tomilho

4 dentes de alho

50 ml de azeite de oliva

1 cebola média (cortada em cubos pequenos)

¼ de xícara (chá) de manjericão

Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Lave, seque e corte os tomates ao meio. Corte o alho-poró em rodelas, e adicione no fundo de uma forma. Sobre a cama de alho-poró distribua os tomates cortados. Acrescente o alecrim, tomilho e o alho, regue com azeite e adicione o sal. Leve ao forno para assar por volta de 30 minutos, ou até que os legumes estejam macios. Retire a assadeira do forno e transfira metade os tomates para o liquidificador. Em uma panela doure a cebola no azeite, acrescente o alho-poró e o alho assado. Inclua o molho de tomate batido, deixe o molho apurar e finalize com o manjericão.

Sobre o UNASP

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) é uma instituição educacional com 107 anos, oferecendo ensino de qualidade da educação básica ao ensino superior (graduação, pós-graduação, MBA e mestrado) e educação à distância. Conta também com um centro cultural e artístico, experiência internacional como intercâmbios e missões, esportes, entre outros. Com o ensino voltado ao contexto dos valores bíblicos, tem três campi pelo estado de São Paulo, sendo que um na capital, outro em Engenheiro Coelho e também em Hortolândia. Para mais informações, acesse aqui.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.