Por Rafael Cervone e Pedro Baptista
Ao comemorar seu aniversário de 66 anos, em 14 de abril, a Distrital Sul do CIESP reafirma seu papel no fomento da indústria em uma região que abrange parte expressiva da cidade de São Paulo e os municípios de Embu-Guaçu. Sua trajetória é marcada pelo impulso ao progresso econômico, geração de empregos e inclusão, com um diferencial muito relevante: o protagonismo feminino. Dentre os nove colaboradores que compõem sua equipe, oito são mulheres, um reflexo do crescente espaço que as profissionais vêm conquistando no setor e na liderança de entidades empresariais.
A presença feminina na indústria ganha cada vez mais relevância na região. A Distrital Sul tem sido uma grande incentivadora desse avanço. A realização local da palestra “Mulheres que Inspiram” enfatiza histórias de profissionais que se sobressaem pela competência técnica, capacidade de gestão e contribuição para um ambiente mais diverso e inclusivo. Outra iniciativa significativa da entidade é o “Prêmio Excelência Mulher”, que anualmente homenageia aquelas que se destacam na indústria, reforçando a importância da equidade de gênero no desenvolvimento do setor.
A Distrital tem sido uma voz ativa na defesa de melhores condições para as empresas, seja na facilitação de crédito, na modernização de processos ou na capacitação de mão de obra. O fato de a maioria da sua equipe ser composta por mulheres não é apenas um dado estatístico, mas um reflexo de como a liderança feminina agrega valor. As profissionais acrescentam novas perspectivas, criatividade e eficiência, mostrando que diversidade é um fator essencial para a inovação. Quando olhamos para iniciativas como o “Mulheres que Inspiram” e o “Prêmio Excelência Mulher”, evidencia-se que o CIESP reconhece e incentiva cada vez mais a participação feminina em todos os níveis da indústria.
A celebração dos 66 anos da Distrital Sul é uma oportunidade para enfatizar as conquistas atreladas à sua trajetória e o fato de as mulheres fazerem parte dessa história. Seja na gestão de negócios, atuando como colaboradoras de empresas e entidades de classe, defendendo políticas públicas ou inspirando as novas gerações, elas demonstram que a indústria, assim como todos os setores, só tem a ganhar com sua presença e trabalho.

Rafael Cervone é o presidente do CIESP e primeiro vice-presidente da FIESP.
Pedro Eusébio Baptista Oviedo é o diretor-titular da Distrital Sul do CIESP.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br