Projeto sobre Mudanças Climáticas é discutido na Câmara

0
973

Alterações climáticas no Meio Ambiente são provocadas por eventos naturais e ações humanas, e os impactos sentidos na rotina do cidadão e da cidade. Nesta perspectiva, o primeiro Vereador Cirurgião-Dentista, Marcelo Messias, criou em São Paulo o Projeto de Resolução que prevê a implantação da Frente Parlamentar das Mudanças Climáticas, com o objetivo de ampliar a defesa, preservação e o uso de fontes de energia sustentáveis.

São Paulo produz diariamente cerca de 20 mil toneladas de lixos entre resíduos orgânicos e inorgânicos, coletados em domicílios e indústrias. O Projeto de Resolução n.º 039/2021 de autoria do Vereador, estimula a adoção de políticas públicas ambientais, além de fomentar através de cursos e outras formas de divulgação, ações que vão de encontro com a ampliação e proteção de áreas verdes.

Uma das propostas de Messias discorre sobre o potencial energético dos aterros sanitários por meio do gás metano, que é gerado após acúmulo dos resíduos descartados. Questionado sobre a importância do PR, o Vereador acredita que: “Com o biometano podemos substituir o diesel e a gasolina, que tradicionalmente poluem mais. Desta forma, os gases de aterros sanitários serão transformados em combustível para os veículos, gerando energia de fonte renovável e sustentável”, comentou.

O tema das Mudanças Climáticas tem sido discutido mundialmente, e recentemente o Brasil enviou representantes para participar da CPO-27, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2022, no Egito, que discute os avanços e desafios para atingir as metas do Acordo de Paris, que visa encontrar medidas para estabilizar o aquecimento da terra e diminuir a poluição.

Marcelo Messias que é popularmente conhecido por sua atuação no setor odontológico, não se sentiu intimidado ao trabalhar com questões do Meio Ambiente: “Antes de ser representante do povo, sou cidadão que vive e consome a Cidade de São Paulo, por isso, em minha gestão conseguimos lidar com temas distintos e apresentar soluções satisfatórias para contemplar toda a população”, e completa fazendo um chamamento para àqueles que defendem a preservação ambiental: “Com a criação da Frente Parlamentar, São Paulo pode se tornar exemplo e incentivar outros Estados. É fundamental o comprometimento e participação de empresas, associações e movimentos voluntários”, finaliza o parlamentar.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.