Projeto SOB retoma atividades em 2026 com novo formato e foco em inovação

0
52
SOB estuda novas formas para manter o projeto

Sistema de Orquestras do Brasil busca reestruturação após três anos de atuação voltada à inclusão social e à formação musical

O projeto SOB – Sistema de Orquestras do Brasil – retoma suas atividades em 2026 com uma proposta renovada e novos caminhos para garantir sua continuidade. Fundado no primeiro semestre de 2023 pelo jornalista e maestro Abrahão Esteves e pela maestrina Patrícia Medeiros, o SOB nasceu com o objetivo de oferecer oportunidades a crianças e adolescentes, pessoas em situação de vulnerabilidade social e também a pessoas com deficiência, usando a música como ferramenta de inclusão e transformação social.

Apesar do impacto positivo, o projeto enfrentou dificuldades para obter apoio do poder público e precisou se manter, por pelo menos dois anos, com recursos provenientes do programa de TV “Abrahão Com Você”, que destinou cerca de 70% de sua verba publicitária para custear despesas como mobilidade, alimentação, documentação, produção de partituras, criação de peças musicais, material gráfico e vídeos institucionais.

Para 2026, a proposta é adotar um novo formato de funcionamento. A experiência com o uso de equipamentos públicos foi considerada negativa pelos organizadores, que agora estudam alternativas fora desses espaços. O financiamento do projeto ainda não está definido, e a direção pretende ouvir especialistas e buscar orientações para estruturar um modelo mais sustentável, sem abrir mão do compromisso social que marcou a trajetória do SOB.

Ao longo desse período, o projeto também promoveu e recebeu diversas homenagens, reconhecendo o apoio de instituições, empresas e personalidades, como a família Goulart, o vereador Marcelo Messias, o Colégio Exato, a supervisão de Cultura da Subprefeitura Capela do Socorro, além de entidades como CIESP, ACSP Distrital Sul, AESUL, Rotary Club Ponte Estaiada, OAB, OMB e o Grupo Sul News, entre outros parceiros e apoiadores. A expectativa é que, com a reestruturação, o SOB possa seguir ampliando seu alcance e fortalecendo seu papel na formação musical e cidadã de novos talentos.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.