Projeto #LimpezaNaRepresa faz reflorestamento de ilha na Represa Guarapiranga

0
895

O grupo de voluntários plantou mudas de árvores como bananeiras, abacateiros e mangueiras na Ilha dos Represeiros e, seis meses depois do início do projeto, já veem mudanças positivas no local, que antes era seco e árido. A próxima ação de limpeza na represa acontece no dia 21 de fevereiro


Por: #LimpezaNaRepresa

Moradores do entorno da Represa Guarapiranga, região de Interlagos, estão tirando um pouquinho do seu tempo para organizar ações de limpeza e conscientização referente à quantidade de lixo que chega todos os dias no manancial e ao cuidado com o meio ambiente em si.

Periodicamente, o grupo se organiza por meio das redes sociais e, com um coletivo montado, aos fins de semana dividem o pessoal e vão represa adentro fazendo uma varredura do lixo exposto e por final, plantam árvores frutíferas e nativas da região da Mata Atlântica em pontos estratégicos e locais de desmatamento.

Um exemplo é a pequena Ilha dos Represeiros, uma ilhota que se situa ao lado da Ilha dos Eucaliptos (maior ilha da represa e conhecida como Ilha dos Macacos) e que se encontrava totalmente desmatada e em processo de erosão. Seis meses depois do início do projeto, a diferença e os resultados positivos são gritantes: o local que antes se encontrava seco e árido, com apenas uma árvore já tombada, recebeu adubo, sementes e mudas de árvores como bananeiras, abacateiros, mangueiras, ameixeiras, palmeiras, coqueiros, limoeiros, bambus e algumas plantas como girassóis, tomateiro, pé de melancia, cactos e etc.

O projeto já havia feito plantio de árvores frutíferas em outras ilhas, como na “Ilha dos Macacos”, que tem esse apelido pelo fato de uma família de macacos pregos morarem no local. Assim, com mais árvores frutíferas, os macacos vão depender menos da boa vontade de pessoas que atracam na ilha e jogam frutas para ajudar na alimentação da família ilhada. Esse trabalho voluntário anda ganhando grande repercussão nas mídias em geral e o grupo cresce cada vez mais.

“Nossa intenção é cuidar da nossa querida Represa Guarapiranga para que as próximas gerações possam desfrutar desse lugar lindo e sua natureza. Não podemos deixar ela se deteriorar como a Represa Billings, aqui na nossa região Sul, que está totalmente poluída e sem vida”, afirma Rafael Portuga, um dos idealizadores e organizadores do grupo.

O projeto, que estava parado por causa da Fase Vermelha da pandemia da Covid-19, voltará com as ações no próximo dia 21 de fevereiro, às 9h. O grupo se reúne na Av. Atlântica, 4200, com um café da manhã e um bate papo rápido de iniciação, e logo todos estão na represa fazendo esse nobre trabalho voluntário que se estende até a hora do almoço.

Mais informações nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/projetolimpezanarepresa
Instagram: @projetolimpezanarepresa


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.