Projeto Limpeza na Represa mobiliza moradores da Zona Sul para limpar Represa Guarapiranga

0
1182

O projeto voluntário já mobilizou cerca de 200 pessoas que retiraram, em 10 ações, aproximadamente 15 toneladas de muito lixo: plástico, colchões, televisores, cadeiras, moto e entulhos, sendo que parte desse material tem validade da década de 1990


Por: @ProjetoLimpezaNaRepresa

O Projeto SocioAmbiental @ProjetoLimpezaNaRepresa veio da necessidade e da iniciativa dos moradores e frequentadores da nossa querida Represa Guarapiranga. Quando a mesma se encontrava com cerca de 45% da sua capacidade de água (seca de inverno) e assim o leito estava exposto com muito lixo aparente, demos início às ações, sendo esse o momento ideal para que o grupo retirasse o máximo de lixo possível, e quando as chuvas voltaram a encher a represa esse lixo não estava mais lá (ciclo anual das chuvas).

Nosso projeto voluntário já mobilizou cerca de 200 pessoas que retiraram, em 10 ações, aproximadamente 15 toneladas de muito lixo: plástico, na sua maioria, além de colchões, televisores, cadeiras, moto, entulhos, etc., sendo que alguns desses lixos datavam sua validade de 1994, 1997, 1998, comprovando que ele estava ali desde o século passado.

Pela vontade, pelos resultados já alcançados e a evolução do grupo acreditamos que esse projeto tem muito a crescer e educar a população. Temos o apoio da Subprefeitura Capela do Socorro (EcoSampa) no recolhimento imediato dos resíduos. A Sabesp já conversa frequentemente conosco em visitas a campo para alinhar ideias e marcar reuniões voltadas a logística do lixo na Represa e suas boias de contenções, assim como o poder público, que nos dá a maior credibilidade e aceitação.

O foco no Meio Ambiente e na qualidade da água está colhendo vitórias e resultados positivos, pretendemos alavancar isso em 2021. Salvem a Guarapiranga!

Pretensões

Visando todos os acontecimentos ambientais catastróficos que estamos vivenciando, o @ProjetoLimpezaNaRepresa se antecipa e tem como pretensão restabelecer um convívio saudável entre o homem e a Represa Guarapiranga com seu Bioma e harmonizar: Educação, Ambiente e Lazer.

A princípio, a limpeza do “lixo grosso”, que está insuportável, para mostrar o exemplo e que existem pessoas que se importam com o meio ambiente na nossa região de mananciais. Depois, trabalhar a conscientização colocando “placas de aviso” de qualidade, tanto do material durável quando da mensagem tocante, fazendo ações de conscientização nas praias do entorno, nas comunidades ribeirinhas e principalmente em pontos viciados de descartes de lixo nos córregos que deságuam na represa e futuramente dentro das escolas.

Sabemos que o trabalho é árduo e gigante, mas a gratidão e empenho da nossa parte também será, em prol  de um futuro melhor e mais saudável para a região, cuidar da nossa água e pra isso precisamos de apoio do comércio local, empresas simpatizantes com a questão ambiental e principalmente do poder público e das pessoas que vivem no entorno da Represa Guarapiranga. Cuidar para ter!


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.