Projeto cultural em semáforos promove show dos Beatles e distribui livros a motoristas

0
627

O projeto “Abbey Road é Aqui!” aconteceu em faixas de pedestres localizadas próximo de espaços culturais da cidade de São Paulo no mês de maio. A apresentação musical ficou por conta a banda cover Beatles 4ever, enquanto integrantes da ONG CIA dos ClownAticos distribuíam livros de Mário de Andrade e Clarice Lispector


Em 8 de agosto de 1969, os integrantes da banda britânica Beatles tiraram uma foto que, desde então, tornou o local da foto um ponto turístico da cidade de Westminster, em Londres.

Os quatro integrantes do grupo se posicionaram em fila, como se estivessem caminhando, numa faixa de pedestres na Abbey Road, que ficou conhecida como “Rua dos Beatles”. De tão marcante, a foto se tornou capa do 12º álbum da banda, o “Abbey Road”.

E neste mês de maio, moradores da capital paulista puderam sentir o gosto dos Beatles cantando na faixa de pedestres. Não, não são os Beatles verdadeiros. São covers. E são faixas de pedestres na cidade de São Paulo mesmo.

A banda em questão é a Beatles 4ever, a primeira banda cover dos Beatles no Brasil. Eles foram convidados pela Secretaria Municipal de Cultura para o projeto “Abbey Road é Aqui!” que aconteceu em faixas de pedestres localizadas próximo de espaços culturais da cidade de São Paulo.

O projeto foi proposto pelo Centro Cultural Santo Amaro e se espalhou pelas faixas de pedestres próximas ao Centro de Culturas Negras, no Jabaquara; no Teatro Arthur Azevedo, na Mooca; e no Teatro Municipal Paulo Eiró e também no Centro Cultural Santo Amaro, ambos em Santo Amaro.

“Eu imaginei ‘farol + faixa de pedestres + Beatles = quem não ama?’ Então, de repente, uma cena artística, um respiro na pauliceia desvairada, os motoristas param e na passarela, a banda Beatles 4ever, que já entrou no Livro dos Recordes por ser a banda que mais tempo cantou músicas dos Beatles. Eu me inspirei nisso: de repente a cena urbana muda, vem a música e os Beatles 4ever fazem performances flashes, porque acontecem no tempo do farol”, explica Andrea Sousa, coordenadora do Centro Cultural Santo Amaro e idealizadora do projeto.

E tem mais: enquanto os Beatles 4ever cantavam, integrantes da ONG CIA dos ClownAticos entregavam kits de leitura para os motoristas, com livros do Mário de Andrade, Clarice Lispector, Arnaldo Antunes.

“Parabéns pela iniciativa inédita, criativa e maravilhosa de trazer a arte em meio ao cotidiano em plena metrópole paulista, no planeta Santo Amaro. Qual grata surpresa se deparar com os Beatles na faixa de pedestres, cantando para a gente? Isso que é transformar a via pública em palco, de graça e com graça. Pura leveza e elevação! Show!!!”, se alegrou um munícipe que esteve na apresentação do projeto em Santo Amaro.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.