Programação cultural na Zona Sul celebra a Consciência Negra

0
865

Para conscientizar a população sobre a importância de combater o racismo e criar uma cidade mais igualitária, a Zona Sul sedia eventos, como palestras de saúde, shows e intervenções artísticas


Todos os dias são importantes para debater e dialogar sobre desigualdades, falta de oportunidades, preconceito de gênero, racismo e muita outras coisas que tornam a sociedade brasileira desigual e preconceituosa.

Nesta sexta-feira (20), porém, é ainda mais importante falar sobre racismo e o genocídio contra a população negra, já que o dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra.

Para conscientizar a população sobre a importância de combater o racismo e criar uma cidade mais igualitária, a Zona Sul sedia eventos, promovidos pela Prefeitura de São Paulo. Confira a programação:

Dia 20 | Palestra sobre saúde da população negra e seus direitos
Local: UBS Cidade Ipava | Av. Taquandava, 31 – Guarapiranga
Horário: 15h | Presencial e Aberto ao público

Dia 20 | Palestra sobre saúde da população negra: alimentação, anemia falciforme e doenças crônicas
Local: AMA UBS Integrada Parque Bristol | R. François Bunel, 194 – Jardim São Savério
Horário: 15h | Presencial e Aberto ao público

Dia 20 | Rincon Sapiência
Rincon Sapiência apresenta o repertório de “Mundo Manicongo: dramas, danças e afroreps”, segundo álbum da sua carreira, que viaja pelos mais diversos ritmos, norteado pela musicalidade de vertentes da música pop contemporânea africana. Com instrumentais dançantes e divertidos, o disco conta com as participações de Lellê, Rael, Gaab e do coletivo de Mc’s Audácia, além dos baianos do grupo ÀTTØØXXÁ e da cantora e Mc Duquesa. O trabalho expõe a sua evolução como artista e produtor musical, e traz a assinatura de Rincon na produção e direção do álbum, no qual se desprende da veia clássica predominante no multipremiado disco de estreia Galanga Livre (2017). Com uma pegada menos orgânica e mais psicodélica, no álbum também se destaca o diálogo com ritmos originários das periferias, como o pagodão baiano e o funk brasileiro – desde o Mandela até o 150 bpm.
Local: Centro de Culturas Negras | R. Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara
Horário: 19h | Classificação: Livre

Dia 20 | Enivo
Intervenção Artística e Pintura Mural pelo artista ̊Enivo na Parede Frontal do CEU – Cidade Dutra, Zona Sul. Em homenagem ao mês da consciência negra apresentando na obra elementos, símbolos grafismos e signos com o tema “Consciência Negra”. Montagem da estrutura de andaime: 1dia Conclusão pintura Mural, 7Dias.
Local: CEU Cidade Dutra | Av. Interlagos, 7350
Classificação: Livre

De 21 a 30 | Gota Preta
Gota Preta é um projeto de imersão artística afrodiásporica; com foco em promover a difusão de jovens artistas pretos periféricos, e diálogos sobre as artes plásticas no Brasil. Em sua primeira edição recebe Brednatella, Micaela Ciryno, Pegge, para uma intervenção plástico ligando a periferia ao centro de São Paulo.
Local: Centro de Culturas Negras | R. Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara
Horário: 10h

De 23 a 29 | Afrotometria – Fotopreta Diálogos
Intervenção Artística – Idealizado pelo coletivo de fotografia AFROTOMETRIA, o projeto FOTOPRETA – DIÁLOGOS tem como proposta apresentar e dialogar acerca da produção fotográfica e seus aspectos, através dos olhares de profissionais e artistas negros. Dividido em duas frentes, debates e intervenção artística através de lambes, no momento de debates, reunirá diferentes gerações de fotógrafos brasileiros, onde um mediador irá conduzir o encontro. O segundo eixo será uma intervenção na cidade, através de lambes de fotografias de fotógrafos parceiros do coletivo.
Local: imediações do Terminal Campo Limpo | Estr. do Campo Limpo, 3401 – Campo Limpo
Horário: 10h

Dia 24 | Palestra sobre a conscientização do corpo preto
Local: Ama Paraisópolis
Endereço: R. Silveira Sampaio, 160 – Jardim Morumbi
Horário: 14h | Presencial e Aberto ao público

Dia 26 | Sarau “Evocando vozes silenciadas”
Local: Caps Jardim São Luiz
Endereço: R. Luciano Silva, 179 – Vila das Belezas
Horário: 13h | Presencial e Aberto ao público

Dia 28 | Segundo Festival Axé Odara
O Festival Axé Odara é um encontro cultural em prol da Tolerância Religiosa, dando-se pela necessidade de resistência, extensão de aprendizados da cultura religiosa e ancestral de Matriz Africana e Ameríndia, possibilitando em diversas vertentes a disseminação de cultura e conhecimento. Com sua primeira realização em 10 de novembro de 2019 o I FESTIVAL AXÉ ODARA, mobilizou mais de 5 mil pessoas no espaço do CCN – Centro de Culturas Negras Mãe Silvya de Oxalá no Jabaquara. O Festival promove dentre seus objetivos, valorizar, divulgar e promover o estímulo e a preservação cultural, rítmica, musical e corporal associada à cultura ancestral de Matriz Africana e Amerindia; difundir a música e a dança e a arte como meios essenciais de expressão cultural, proporcionando a revelação de novos potenciais artísticos voltados à Cultura de Matriz Africana e/ou Ameríndia, agregando assim novos conceitos e valores para o desenvolvimento social.
Local: Centro de Culturas Negras | R. Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara
Horário: 14h | Classificação: Livre

Dia 30 | Juçara Marçal
Juçara Marçal e Kiko Dinucci sempre estiveram ligados à religião afro-brasileira e interessados pela cultura popular brasileira. Eles se conheceram em 2004, e quatro anos depois, a cantora e o compositor/violonista gravaram Padê, um álbum construído sobre a ancestralidade africana presente nas heranças da canção popular brasileira. Não o sabiam, mas Padê seria o ponto de partida de uma longa e prolífica parceria artística. Parceria que resultou em 2010 na formação de uma das bandas mais icônica da década: Metá Metá. O selo Goma Gringa lançou este ano o vinil Padê para celebrar os dez anos de lançamento do disco. Tocam no show “Padê”, “São Jorge”, “Machado de Xangô”, “Atotô”, “Cabocla Jurema”, “Mar de Lágrima”, entre outras.
Local: Centro de Culturas Negras | R. Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara
Horário: 18h | Classificação: Livre


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.