
Política pública da Prefeitura auxilia mulheres na conquista de autonomia financeira, além de possibilitar uma mudança de trajetória
A Prefeitura de São Paulo assinou na segunda-feira (31) a renovação das parcerias do Programa Tem Saída, que busca oferecer oportunidades para que mulheres que sofrem violência doméstica encontrem uma saída, que é a independência financeira, e, dessa forma, consigam acabar com o ciclo de violência. Também foi anunciado o reforço de mais três secretarias no programa: Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e Segurança Urbana (SMSU).
O Tem Saída foi criado há seis anos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho para ajudar mulheres na busca por geração de renda e recolocação no mercado de trabalho. Dessa forma, a iniciativa contribui com o rompimento do ciclo de violência para que cada mulher atendida alcance uma vida mais segura e independente. São parceiros do programa: secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania, Segurança Urbana, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça e a OAB-SP.
“A cooperação tem sido fundamental. Quando a gente se une, Poder Público, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria, OAB, as instituições todas focadas com o objetivo de gerar oportunidades de emprego para essas mulheres é fundamental. É um desafio muito grande para todos nós fazermos essas ações desse trabalho, mas a nossa expectativa é que a gente não precise fazer mais desse tipo de ação”, disse o prefeito Ricardo Nunes.
A promotora de Justiça Vanessa Therezinha Souza de Almeida, coordenadora do Núcleo de Gênero do Ministério Público, ressaltou a importância desse programa. “O Tem Saída se volta para o aspecto da violência doméstica, que precisa ser enfrentada com muito cuidado e empenho, pois um dos maiores fatores que fazem com que a mulher permaneça no relacionamento, mesmo sofrendo violência doméstica, é a dependência econômica. Para fazer com que a mulher consiga vencer o ciclo de violência é preciso capacitá-la e oferecer oportunidades de trabalho. É uma medida essencial para que ela possa ter esperança”.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart, o Tem Saída é uma política pública que traz esperança, ao auxiliar as mulheres na conquista de sua autonomia financeira, com emprego e renda, além de possibilitar uma mudança de trajetória, de reconquista da autoestima e confiança. “Estamos dando um passo importante no fortalecimento do programa, que ao longo dos anos contribuiu para mudar histórias e salvar vidas”, lembra o secretário.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br