Programa OSESP MASP inaugura temporada de espetáculos com apresentação musical em diálogo com obra de Maria Auxiliadora

0
663

Gratuita, primeira apresentação da série conta com concerto do Quinteto Osesp com Alexandre Ribeiro e palestra do curador e crítico de arte Cadu Riccioppo


O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, duas das instituições culturais mais simbólicas de São Paulo, apresentam, no segundo semestre de 2023, uma nova edição da série de concertos Osesp MASP, que combina arte e música no palco do MASP Auditório. Para a abertura da série, no dia 6 de setembro, foi escolhida a obra Três mulheres (1972), de Maria Auxiliadora da Silva, para dialogar com peças musicais de Joseph Kosma e Alexandre Ribeiro. A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – PROMAC.

O projeto, promovido pelo MASP e pela Osesp desde 2015, estabelece diálogos entre arte e música, relacionando similaridades estéticas e históricas entre ambas. Cada apresentação é comentada por um especialista convidado, que faz a conexão entre as obras de arte da coleção do MASP e peças musicais interpretadas por músicos da Osesp.

O palestrante convidado do primeiro espetáculo da série é o curador e crítico de arte Cadu Riccioppo, que irá estabelecer paralelos entre a pintura de Maria Auxiliadora da Silva e obras de Joseph Kosma e Alexandre Ribeiro. A interpretação da música fica por conta do Quinteto Osesp, que é formado por cinco musicistas da Osesp: Amanda Martins e Sung-Eun Cho no violino; Maria Angélica Cameron e Sarah Nascimento na viola; e Jin Joo Doh no violoncelo. O clarinetista e compositor Alexandre Ribeiro participa como solista convidado. Após o concerto, os espectadores serão convidados a visitar a obra do acervo do MASP, atualmente exposta na mostra de longa duração Acervo em transformação, no segundo andar do edifício.

PROGRAMA 

QUINTETO OSESP

AMANDA MARTINS VIOLINO

SUNG-EUN CHO VIOLINO

MARIA ANGÉLICA CAMERON VIOLA

SARAH NASCIMENTO VIOLA

JIN JOO DOH VIOLONCELO

Solista convidado

ALEXANDRE RIBEIRO CLARINETE

JOSEPH KOSMA [1905-1969]

Les Feuilles Mortes [Arranjo de Toru Takemitsu] (1945-arr. 1993)

5 min
 

ALEXANDRE RIBEIRO [n. 1982]

Obrigado, Pixinguinha [Arranjo de Tiago Costa] (2023)

1. Valsa

2. Polca

3. Choro Canção

4. Maxixe

5. Choro Ligeiro

29 min

OBRA COMENTADA
Maria Auxiliadora da Silva, Três mulheres, 1972, acervo MASP

PALESTRANTE

Carlos Eduardo Riccioppo foi Professor de História, Teoria e Crítica de Arte Arte junto ao Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP (2012-2017), e é professor de História da arte e Estudos Críticos e Culturais na Escola Britânica de Artes Criativas (EBAC), credenciada à University of Hertfordshire – Reino Unido. Doutor (a tese abordou a obra de Jac Leirner e a arte brasileira nas décadas de 1980-1990) e Mestre (a dissertação dedicou-se à obra de José Leonilson) em História, Crítica e Teoria da Arte e graduado pela mesma instituição, integra, ali, o Centro de Pesquisas em Arte Brasileira do CAP/ECA/USP. Publica regularmente artigos sobre artistas modernos e contemporâneos e realizou as exposições “Leonilson – desenhos”, no Centro Universitário Maria Antonia, em 2008, e “Fim da primeira parte” (2011, Galeria Vermelho, São Paulo) e “Gelo para festas” (2017, SESC), ambas do artista João Loureiro, e a mostra “Ratos e Urubus” (2019, Centro Cultural São Paulo). Em 2010, foi contemplado com a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais, e, em 2015, pelo Programa Redes Funarte de Artes Visuais. Compôs os grupos de crítica do Centro Cultural São Paulo, do Centro Universitário Maria Antonia e do Paço das Artes e contribuiu para a Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais. Coordenou o Núcleo de Pesquisa e Formação do Centro Universitário Maria Antonia/USP (2015-2017). Publicou os livros “Gerais” (em parceria com os artistas Carla Zaccagnini, João Loureiro e Rochelle Costi) e “Bruno Dunley” (sobre a trajetória do artista).

QUINTETO OSESP

Em ano sabático do Quarteto Osesp, a música de câmara continua viva com o novo Quinteto Osesp, formado pelas violinistas Amanda Martins e Sung Eun Cho, pelas violistas Maria Angélica Cameron e Sarah Nascimento, e pela violoncelista Jin Joo Doh, todas elas integrantes da Osesp. Ao longo de 2023 apresentaram cinco concertos na Sala São Paulo com obras de Mozart, Brahms, Dvorák, Mahler e Schubert nos programas, alguns deles com convidados. O Quinteto presta uma homenagem a um dos maiores músicos brasileiros com a “Suíte Pixinguinha”, arranjo encomendado ao clarinetista Alexandre Ribeiro, que também toca com o grupo – neste ano, lembramos dos 50 anos de morte de Pixinguinha. Celebrando o centenário de György Ligeti, as musicistas interpretam seu “Quarteto de Cordas nº 2”. Ainda em ritmo de comemoração, fazem a estreia mundial de obra encomendada ao octogenário compositor brasileiro Aylton Escobar, com participação do tenor Jabez Lima.

ALEXANDRE RIBEIRO

O paulista Alexandre Ribeiro é herdeiro de grandes nomes do clarinete como Severino Araújo, K-Ximbinho, Luiz Americano, Abel Ferreira, Nailor Azevedo e Paulo Moura. Em 2009, estabeleceu uma forte e bem-sucedida parceria com o violonista Alessandro Penezzi, que resultou em dois discos de bastante destaque no cenário da música instrumental — “Cordas ao Vento” e “Ao Vivo na Bimhuis-Amsterdã” —, além de diversos shows pelo Brasil e pelo mundo. Atualmente é professor de clarinete da Emesp Tom Jobim e professor e cofundador da Escola de Choro de São Paulo (ECSP).

SERVIÇO

Abertura Osesp MASP

6.9.23, às 20h

MASP Auditório

MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Avenida Paulista, 1578 — Bela Vista

01310-200 São Paulo, SP

Telefone: (11) 3149-5959

Entrada gratuita: Ingressos distribuídos no dia do evento a partir das 11h na bilheteria online

Capacidade: 344 lugares

Classificação: Livre

Duração do espetáculo: 1h30

PRÓXIMOS CONCERTOS

4.10 – Grupo de Câmara da Osesp

1.11 – Coro da Osesp
22.11 – Grupo de Câmara da Osesp

6.12 – Art String Quartet


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.