Programa Mananciais é indicado para participar do concurso da Bienal Panamericana de Arquitetura, em Quito

0
59
Picture of young beautiful fitness girl running

O Programa Mananciais da Prefeitura de São Paulo foi indicado para participar do concurso da Bienal Panamericana de Arquitetura, que será realizado em Quito, no mês de novembro. O evento, organizado pelo Colégio de Arquitetos do Equador, acontece desde 1978 e busca promover o diálogo, o intercâmbio e a reflexão sobre a arquitetura e as cidades contemporâneas.

Para integrar a disputa, o Mananciais foi premiado pelo projeto urbanístico do Córrego Guaicuri, em Cidade Ademar, Zona Sul. Venceu a etapa estadual em novembro de 2023, e neste ano a nacional, concorrendo com 500 propostas vindas de todo o país, pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/SP – Categoria: Urbanismo, Planejamento e Cidades.

O projeto prioriza a provisão de moradias dignas e acessíveis, a melhoria das condições de salubridade por meio da valorização paisagística e a criação de estruturas de circulação que privilegiem o pedestre e o transporte motorizado. Promover a integração social e a sustentabilidade, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda – ODS 2030 integram os objetivos.

Outras premiações

O Programa Mananciais também foi premiado em 2023 em Copenhague, na Dinamarca, depois de vencer nas categorias Quality Education ; Climate Action ; Industry, Innovation and Infrastructure; No Poverty e Sustainable Cities and Communities e vai fazer parte do Guia da União Internacional dos Arquitetos (UIA) para a Agenda 2030.

O Congresso Mundial de Arquitetos, organizado pela UIA, é um evento de prestígio que reúne urbanistas e profissionais relacionados de todo o mundo. Oferece uma plataforma para compartilhar conhecimentos, experiências e inovações no campo da arquitetura e do urbanismo. Além disso, reconhece e seleciona projetos e programas exemplares do mundo todo, que contribuem para o desenvolvimento sustentável das cidades e melhoram a qualidade de vida das pessoas.

Categorias ganhadoras

  • Quality Education – Chácara Flórida – Tem como principais objetivos o saneamento básico e a despoluição dos cursos d’água existentes que servem de abastecimento para a cidade;
  • Climate Action – Cantinho do Céu (Jardim Gaivotas, em Capela do Socorro) – Traz infraestruturas urbanas e espaços públicos de lazer e serviços de saneamento;
  • Industry, Innovation and Infrastructure – Parque Urbano Mata Virgem – Localizado entre as cidades de São Paulo e Diadema, em uma área de preservação ambiental. Consiste na oferta de espaços livres públicos, proporcionando bem-estar e qualidade de vida aos moradores;
  • No Poverty – Alto da Alegria – Criação de condomínios de interesse social, com 400 unidades habitacionais, Unidade Básica de Saúde e um parque;
  • Sustainable Cities and Communities – A área objeto da proposta de urbanização compreende as comunidades Paulista e Dois (ambas no Jardim Apurá), além do próprio Jardim Apurá (Pedreira), com implantação de equipamentos coletivos e criação de espaços públicos, garantindo acessibilidade e mobilidade.

Sobre o Guaicuri

A obra que a Secretaria Executiva do Programa Mananciais executa no Guaicuri visa a construção de 1.090 unidades habitacionais, além da urbanização do restante do bairro, que ocorre paralelamente à construção dos condomínios, abrangendo o complemento de redes de água, esgoto e drenagem, canalização do córrego, construção de viário, edificação/ reforma de vielas, escadarias e calçadas, assim como arborização viária e intervenções para promoção da segurança viária.

Além da requalificação da margem esquerda do córrego local (cuja extensão é de 1.950 metros, dos quais 651 metros já foram canalizados) que será provido de campos / quadras de esporte, áreas de lazer infantil, equipamentos de ginástica e terá elementos que contribuem para a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.