Primeiro semestre de 2022 totaliza mais de 3 mil danos a semáforos na capital

0
1154

CET mantém equipes trabalhando 24h, incluindo finais de semana e feriados, para realizar os reparos


Levantamento feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostra que, no primeiro semestre de 2022, já foram registradas 3.475 ocorrências deste tipo de crime. O número representa, em média, 20 semáforos danificados por dia. Trata-se de um aumento de 47,43% em relação ao mesmo período de 2021, quando foram contabilizadas 2.357 ocorrências. No período de janeiro a junho foram reinstalados 231 quilômetros de rede elétrica nos equipamentos alvos de dano ao patrimônio. É a distância aproximada entre São Paulo e a cidade de Pirassununga no Interior Paulista.

A CET já investiu, só neste ano, quase R$ 9 milhões para atender as ocorrências de semáforos defeituosos devido à ação de vândalos, repondo os principais materiais furtados.

O vandalismo de um controlador semafórico pode afetar o funcionamento de até cinco cruzamentos semaforizados numa mesma região. A área central da cidade costuma concentrar o maior número de falhas por furto ou vandalismo. Neste ano, entretanto, verifica-se um aumento significativo na zona Leste.

Vale ressaltar que a cidade de São Paulo tem o maior parque semafórico do país, com 6.664 cruzamentos e travessias semaforizadas. No ano passado foram 283 ocorrências de furto/vandalismo em controlador, uma média de 23/mês. Em 2022, até junho, já foram contabilizadas 213 ocorrências, uma média de 35/mês.

Para minimizar as ocorrências, as equipes de manutenção fazem o alteamento e reforço nas portas dos controladores de semáforos, bem como a instalação de alarmes sonoros, a concretagem e soldagem das tampas das caixas de passagem da fiação elétrica e a soldagem das janelas de inspeção das colunas semafóricas.

Os danos causam prejuízos e colocam em risco a segurança dos pedestres e condutores. A CET mantém conversas frequentes com a Secretaria de Segurança Pública, Polícias Civil e Militar e a GCM, para adotar medidas que combatem o crime tão nocivo à cidade. Em 2021 foram registrados 32 flagrantes de furto ou vandalismo de semáforos; em 2022 até junho foram 11 flagras. Ao flagrar um ato criminoso a população pode denunciar pelo 190 ou 156.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.