Prefeitura prorroga campanhas de multivacinação contra a Poliomielite e Sarampo

0
365

A prorrogação prevê elevar índices de imunização já que a cobertura vacinal da poliomielite, para menores de 1 ano, está em 81,8%. O serviço está disponível em todas as UBSs até 13 de novembro


O município de São Paulo aderiu à prorrogação das Campanhas de Multivacinação, para crianças e adolescentes menores de 1 ano e de 5 a 14 anos de idade, e da Poliomielite, para crianças de 1 a 4 anos de idade, até 13 de novembro.

Na capital paulista, a cobertura vacinal da poliomielite, para menores de 1 ano, está em 81,8%. Os esforços que estão sendo feitos, durante a Campanha de Multivacinação e na rotina das UBSs, visam atingir 95% de cobertura até dezembro de 2020. Na lista de vacinas que fazem parte da campanha de multivacinação, está incluída a vacina Poliomielite injetável, para menores de 1 ano.

Já a campanha de vacinação contra a poliomielite, para crianças de 1 a 4 anos, que foi também prorrogada, tem como principal objetivo reduzir o risco de reintrodução do poliovírus na cidade e está sendo feita de forma indiscriminada, ou seja, para todas as crianças, mesmo que estejam em dia com as doses. A meta, na campanha, é vacinar 594.023 crianças nessa faixa etária. Até 29 de outubro, foram vacinadas 204.304 crianças, representando 34,4% do total.

Vale destacar que foi prorrogada ainda a Campanha de Vacinação do Sarampo em crianças e adultos, de 6 meses a 49 anos de idade. Esse vírus, que no ano de 2019 voltou a circular, é de transmissão respiratória, de pessoa a pessoa, e os casos podem aumentar com a flexibilização das atividades na pandemia.

Durante as Campanhas, as Unidades de Saúde estão envolvidas em uma força-tarefa em todas as regiões da cidade, envolvendo os agentes comunitários de Saúde (ACS), técnicos das equipes das salas de vacina e Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS). As ações estão voltadas para busca ativa de faltosos, com vacinação casa a casa e em postos volantes, identificação de bolsões de baixa cobertura vacinal e áreas de ocupação.

A Prefeitura lembra que todas as Unidades de Saúde estão adotando as medidas sanitárias adequadas para evitarem a contaminação por COVID-19.

A vacina está disponível em todas as 468 Unidades Básicas de Saúde do Município, mas as UBSs não abrem aos sábados, domingos e feriados. Nessas datas, as AMAs/UBSs Integradas podem ser consultadas.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.