Prefeitura integra esforço nacional de vacinação contra poliomielite a partir desta segunda-feira

0
1029

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e o Ministério da Saúde realizará, no período de 8 de agosto a 9 de setembro, a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite para crianças de 1 ano até 4 anos e 11 meses de idade. Haverá ainda multivacinação para atualização de caderneta, de crianças e adolescentes com até 15 anos. Em dia 20 de agosto ocorrerá o dia D de vacinação.

A campanha tem como objetivo imunizar, com a vacina oral contra a poliomielite (VOP), as crianças que estejam com o esquema prioritário completo com a vacina inativada contra a poliomielite (VIP). Na multivacinação seguirão disponíveis todas as vacinas previstas no calendário como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.

A vacina meningo C, aplicada na rotina para crianças, também será ofertada durante a campanha para adolescentes de 13 e 14 anos sem comprovação anterior de vacinação.

Em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), visando aumentar o comparecimento do público-alvo da campanha, as escolas enviarão aos pais e responsáveis um comunicado alertando sobre a necessidade de imunização. Os professores entregarão uma filipeta impressa de vacinação, baseada na declaração de vacinação atualizada (DVA), e os pais ou responsáveis deverão ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para avaliação e atualização vacinal da criança ou do adolescente, se necessário. O certificado será feito pelo funcionário da sala de vacina e o documento deverá ser entregue à escola.

Além disso, a partir do dia 8, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias divulgarão as campanhas à população durante as visitas domiciliares e em escolas (públicas e particulares).

“Essa campanha vem somar com as demais estratégias da Secretaria Municipal de Saúde para elevar as coberturas vacinais das crianças e dos adolescentes da cidade”, declarou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

As vacinas contra a Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo em relação às demais do calendário, na população a partir de 3 anos de idade.

Dia D

Em 20 de agosto será realizado no município o dia D de vacinação, com a abertura de todas as unidades de saúde, além da busca ativa de crianças e adolescentes com carteirinha de vacinação em atraso. No mesmo dia, todas as pessoas que forem às unidades serão convidadas a comparecer às salas de vacina, onde poderão receber as doses previstas no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS).


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.