Prefeitura inicia última fase da campanha de vacinação contra a gripe e antecipa vacina contra Covid-19 para profissionais da Educação de 45 anos

0
367

A imunização contra a gripe é realizada exclusivamente em escolas e estabelecimentos da Educação, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já a vacinação contra a Covid-19 para profissionais da Educação e outros grupos, acontece nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS), AMA/UBS Integradas, nos 10 mega postos, farmácias e drives implantados na cidade


Nesta quarta-feira (9), começa a terceira e última fase da 24ª Campanha Municipal de Vacinação Contra Influenza na capital, com atendimento a novos grupos prioritários.

Nesta etapa, podem se imunizar contra a gripe:

  • pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
  • pessoas com deficiência permanente
  • trabalhadores das forças de segurança e salvamento e forças armadas
  • caminhoneiros
  • trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
  • trabalhadores portuários
  • funcionários do sistema prisional
  • adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
  • população privada de liberdade

A imunização é realizada exclusivamente em escolas e estabelecimentos da Educação, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nos locais, equipes de saúde também estão fazendo a atualização da caderneta de vacinação. Veja os endereços dos postos de vacinação.

As fases anteriores da campanha foram direcionadas às crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias), povos indígenas, trabalhadores da saúde, profissionais da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), idosos a partir de 60 anos e professores das escolas públicas e privadas.

Iniciada em 12 de abril, a campanha de vacinação contra influenza está prevista para ser encerrada no dia 9 de julho. De acordo com dados atualizados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no último sábado (5), 1.565.207 doses foram aplicadas e 84.188 pessoas fizeram a atualização na carteira de vacinação.

“Vacinar-se contra a gripe ajuda a reduzir complicações e mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus influenza, além de evitar uma sobrecarga ainda maior do sistema de saúde com internações durante a pandemia de coronavírus. Além disso, a imunização também facilita o diagnóstico diferencial entre Covid-19 e outras doenças respiratórias. A Secretaria Municipal de Saúde destaca que pessoas com Covid-19 ou que tiveram alta há menos de 28 dias não podem receber a vacina contra a gripe. A aplicação desse imunizante também não pode ser feita em quem tomou a vacina contra Covid-19 há menos de 15 dias ou se a segunda dose estiver agendada para os próximos 15 dias”, informa a Prefeitura.

VACINA COVID-19: Prefeitura antecipa vacinação para profissionais de educação de 45 e 46 anos

Por meio do Programa Municipal de Imunização (PMI), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura antecipou para esta quarta-feira (9) a vacinação contra a Covid-19 para os profissionais de educação de 45 e 46 anos de idade, público estimado em 17.750 pessoas.

Quem for tomar a primeira dose da vacina deve apresentar:

  • Documento de Identificação (preferencialmente CPF)
  • Comprovante Vacina Já Educação com QR Code
  • Comprovante de residência/ vínculo empregatício na cidade de São Paulo

Assim como os demais grupos contemplados na imunização, este público poderá ser imunizado nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS), AMA/UBS Integradas, nos 10 mega postos, farmácias e drives implantados na cidade. Quem precisar tomar a segunda dose deve procurar uma das UBSs da cidade.

A SMS recomenda que a ida aos locais de vacinação aconteça de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos, e com o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) preenchido, para agilizar o tempo de atendimento. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço completo, telefone e data de nascimento para concluir o cadastro.

Onde se vacinar

Acesse a página Vacina Sampa e veja a relação dos grupos prioritários e de todos os postos de vacinação da capital.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

FOTO: https://fotospublicas.com/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.