Prefeitura inicia construção de túnel sob a Av. Cecília Lottenberg, que vai beneficiar mais de 260 mil pessoas

0
47
Foto de: Edson Lopes Jr./SECOM

Com diálogo direto com a comunidade, a gestão municipal informou moradores e comerciantes sobre cada etapa da obra

A Prefeitura de São Paulo iniciou na última quinta-feira (17) as obras de construção do túnel sob a Avenida Cecília Lottenberg, na Zona Sul da capital. Parte do prolongamento da Avenida Dr. Chucri Zaidan e inserida na Operação Urbana Água Espraiada, a intervenção representa um marco estratégico para o desenvolvimento da região. Com investimento de R$ 376 milhões e previsão de conclusão até maio de 2027, o projeto vai beneficiar mais de 260 mil pessoas, aliviando gargalos no trânsito, qualificando o transporte público e estimulando a economia local.

A nova passagem subterrânea será essencial para conectar importantes eixos viários e melhorar o acesso às estações Morumbi da CPTM e Linha 17-Ouro do Metrô, reforçando a integração entre diferentes modais.

O prolongamento da Av. Chucri Zaidan tem extensão aproximada de 3 km, no trecho entre a Av. João Doria até a Av. João Dias, passando pelas avenidas Arquiteto Carlos Bratke, Cecília Lottenberg e a própria Chucri Zaidan. Eixo estratégico para quem utiliza as avenidas Nações Unidas, Berrini e João Dias, a nova via oferecerá uma ligação alternativa e de apoio à Marginal Pinheiros, contribuindo para a fluidez do tráfego e promovendo a integração do transporte público da região e mais segurança para pedestres e ciclistas.

Para garantir a transparência do processo e minimizar impactos, a prefeitura realizou um amplo trabalho de comunicação com a comunidade. Equipes percorreram a região informando moradores, comerciantes e empresas sobre as etapas da obra, canais de atendimento e medidas de mitigação, demonstrando compromisso com a participação cidadã e a gestão responsável do território.

Também está sendo implantado o Projeto de Desvio de Tráfego (PDDT), que inclui a instalação temporária de sinalização horizontal, vertical e semafórica, além de rotas alternativas para minimizar os impactos no trânsito da região. Já na quinta-feira (17), começam as escavações do túnel, inicialmente concentradas na Avenida Cecilia Lottemberg, nas proximidades da Praça Cyro de Freitas Valle.

A intervenção, interrompida em 2018 por questões contratuais e orçamentárias, foi retomada pela Prefeitura em 2024, com o início de uma série de ações preparatórias essenciais para viabilizar o avanço das obras viárias em larga escala — entre elas, as extensas tratativas técnicas com concessionárias de energia, telecomunicações, gás e saneamento, além da construção da rampa cicloviária da ponte Laguna na Marginal do rio Pinheiros (sentido Centro), que já está em andamento.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.