Prefeitura inaugura ponto de compra e coleta de resíduos no Mercado Municipal de Pinheiros

0
933
Os resíduos coletados são encaminhados para empresas da cadeia produtiva de embalagens

Os resíduos coletados são encaminhados para empresas da cadeia produtiva de embalagens


A Prefeitura, em parceria com o Grupo Boticário e a startup Green Mining, inaugurou na segunda-feira (19) a Estação Preço de Fábrica no Mercado Municipal de Pinheiros, Zona Oeste da capital. O objetivo da iniciativa é comprar e destinar, de maneira ambientalmente correta, resíduos de vidro, papelão, papel branco e papel cartão, contribuindo com o meio ambiente e a sociedade, com o aumento e/ou incremento de renda da população.

Os pontos de coleta do Estação Preço de Fábrica, que também conta com unidades no bairro do Jabaquara, na Zona Sul, e em Embu das Artes, na Região Metropolitana, foram implantados na capital em novembro de 2021. Buscam incentivar uma nova forma de lidar com a logística reversa e a economia circular ao propor que o valor pago pelas usinas de reciclagem seja entregue para qualquer pessoa que leve material até uma de suas estações.

Para receber rendimentos dos resíduos coletados, o interessado deve baixar o aplicativo gratuito da Green Mining, disponível nas plataformas da App Store e Google Play. Na sequência, preencher um cadastro e indicar o material que foi entregue no ponto de coleta, onde foi pesado e classificado. Um recibo será gerado e, quando completar R$ 10, o valor será depositado semanalmente, às sextas-feiras, por meio de PIX, na conta da pessoa.

Cadeia produtiva

Os resíduos coletados são encaminhados para empresas da cadeia produtiva de embalagens, que irão reincorporar os resíduos pós-consumo em suas produções fabris. Desta forma são promovidos a economia circular, a valorização dos resíduos, fechamento de cadeia e o impacto positivo na sociedade e meio ambiente.

“Espero que a população realmente aproveite essa iniciativa e que dê bons frutos aos paulistanos. Vamos transmitir o exemplo para diversas outras cidades, estados e países”, enfatizou a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy.

Para Carlos Fernandes, secretário executivo de Segurança Alimentar, Nutricional e Abastecimento, o lançamento da Estação Preço de Fábrica é um marco importante após a realização da Virada ODS, realizada este fim de semana em São Paulo.

“A Prefeitura vem buscando o engajamento da população para o cumprimento da agenda ODS 2030 e a prioridade é tornar a sustentabilidade uma realidade para todos. O Mercadão de Pinheiros inicia esse próximo passo, promovendo uma coleta de recicláveis a preços de fábrica”, disse.

De acordo com Mariana Cavanha, gerente de sustentabilidade do Grupo Boticário, além de dar um destino ambientalmente correto para os resíduos recolhidos, o Estação Preço de Fábrica proporciona incremento de renda.

“Até o momento, já colaboramos com o orçamento de mais de 2500 famílias e foram recolhidas 847 toneladas de vidro e papel”.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.