Prefeitura entrega a 29ª creche da cidade

0
31
Créditos: Marcelo Pereira/SECOM

CEI Laila Saad Gadelho, na Zona Sul, tem capacidade para atender 232 crianças

A Prefeitura de São Paulo entregou na segunda-feira (24) o CEI Laila Saad Gadelho, localizado no bairro Campo Grande, Zona Sul da capital. Com capacidade para atender mais de 200 crianças, a unidade é a 29° entregue desde 2023. Foram investidos mais de R$ 11 milhões para garantir uma estrutura completa com acessibilidade e segurança.

Em 2024, a cidade de São Paulo completou cinco anos consecutivos sem fila para creches, graças às parcerias firmadas com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), à ampliação de vagas nas CEIs já existentes e às novas unidades, garantindo atendimento de todas as famílias cadastradas.

“Quando a gente faz essa inauguração, entrega um prédio com essa qualidade para 232 crianças, mantendo a marca de ter vaga de creche para todas as crianças, de melhorar as nossas notas no Saresp e poder fazer essa homenagem a Laila, a gente faz uma homenagem a uma pessoa muito importante, mas tem também uma simbologia junto com isso: homenagear os nossos funcionários públicos”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

A unidade conta com o andar térreo com copa, cozinha, almoxarifado, berçários, copa para bebês, brinquedoteca, sanitários, solário e outros dois pavimentos. Também está equipada com dispositivos sustentáveis, como água de reuso, placas solares, para aquecimento da água utilizada nos banheiros e piso ecológico feito de borracha de pneus reciclados.

Para atender a todos com conforto e segurança a unidade segue as normas de acessibilidade. Desde 2023 já foram entregues 29 unidades de Educação Infantil, sendo 23 Centros de Educação Infantil (CEIs), quatro Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e dois Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), que atendem crianças de 0 a 5 anos.

“Começamos a semana felizes com mais essa entrega na área da educação, uma área em que temos feito muito”, disse o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro, afirmando que outros quatro CEIs estão sendo construídos. “Essa é uma área que tratamos com muito carinho, com mais uma escola e uma nova tipologia, feita com muito carinho e com todos os cuidados de sustentabilidade e acessibilidade”, disse.

Para orientar o trabalho pedagógico nas EMEIs e CEIs, a SME utiliza o “Currículo da Cidade – Educação Infantil”, um documento que traz diretrizes quanto às atividades no dia a dia, experiências que as crianças podem adquirir, estímulos, aprendizagens, desenvolvimento e autonomia.

“A Secretaria segue firme no compromisso de garantir qualidade, segurança e acesso de todas as crianças que precisam. A rede municipal tem vaga, tem refeições nutritivas, profissionais capacitados, Currículo da Cidade e políticas públicas voltadas para a primeira infância”, destacou o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula.

Homenagem
O nome do CEI é uma homenagem a Laila Saad Gadelho, uma importante servidora pública que desempenhou diversas políticas públicas voltadas para causas humanitárias. Formada em Serviço Social, ingressou na Prefeitura de São Paulo em 1991, e implantou o primeiro convênio com a ONG Santa Fé para o atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade extrema e de população de rua.

“A minha mãe dedicou a sua vida ao serviço público como assistente social, com mais de 35 anos na Prefeitura, sempre trabalhando para melhorar a vida das pessoas em diversas regiões da cidade, crescendo até se tornar subprefeita da região de Aricanduva, mas mais do que cargos que ocupou, o que realmente importava para ela eram as pessoas que ajudou e as amizades que construiu ao longo dessa jornada”, afirmou Fernando Saad Gadelho.

Além disso, firmou com a empresa Castelabatte o Termo de Cooperação para a utilização de espaços públicos, tendo como contrapartida o atendimento de crianças e adolescentes em projetos sociais. Entre eles, foi desenvolvido o Projeto de Capoeira na Creche Vila Clara, região que carecia com alto índice de violência e criminalidade.

Coordenou a implantação, do equipamento da administração direta, do albergue para 400 pessoas em situação de rua, em conjunto com outros supervisores da região sul da capital.

A homenageada também atuou como subprefeita de Aricanduva / Vila Formosa e desempenhou um papel crucial no desenvolvimento e apoio às causas humanitárias.

Créditos fotos: Marcelo Pereira/SECOM


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.