Prefeitura de SP promove a 6ª edição do Contrata SP – Pessoa com Deficiência

0
1064

Em cinco edições, o Contrata SP já colocou mais de 400 pessoas com algum tipo de deficiência no mercado de trabalho formal

 

Nesta terça-feira (23), a Prefeitura de São Paulo realiza a 6ª edição do Contrata SP – Pessoa com Deficiência, uma ação gratuita onde mais de 90 empresas estarão no evento oferecendo cerca de 2.200 vagas exclusivas para pessoas com deficiência. Entre elas estão Latam, CIEE, Caoa, Sonda, Besni, SideWalk, Petrolândia, Walmart, GPA, Mackenzie, Sesi São Paulo, Makro, Lojas Renner, Vigor, 99 Táxi e Grupo O Boticário.
O Contrata SP é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho para a inserção no mercado de trabalho de públicos específicos, promovendo o encontro das pessoas com determinado perfil para vagas especialmente selecionadas pelas empresas parceiras.
“Essa ação oferece o respaldo necessário aos participantes, que podem contar com o suporte das equipes e com a expertise dos técnicos do CATe – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo. As empresas também recebem nossa orientação a fim de que ocorra o atendimento adequado às particularidades de cada candidato que procurar o serviço”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
Para evitar filas no dia é possível fazer um cadastro prévio pelo site www.bit.ly/ContrataSP_Ed6_candidatos. Os interessados devem comparecer com currículos impressos e documentos pessoais (RG, CPF, Carteira de Trabalho, laudo ou certificado de reabilitação profissional).
Durante o Contrata SP os candidatos tem acesso gratuito a serviços como orientação sobre benefícios previdenciários (INSS) e emissão de carteira de trabalho (1º e 2º via) pelo CATe, orientação e elaboração de currículos pela Catho, inscrição para cursos de qualificação profissional no Centro de Tecnologia e Inovação e Ser especial e processo seletivo para as vagas de estágio disponível na PMSP pelo CIEE.
Em cinco edições, o Contrata SP já colocou mais de 400 pessoas com algum tipo de deficiência no mercado de trabalho formal. Ao contrário do que muitas empresas afirmam sobre a falta de qualificação de profissionais com deficiência, um levantamento feito durante o Contrata SP apresenta outras informações: de acordo com o relatório elaborado pelo Observatório Municipal da Pessoa com Deficiência, 49% dos profissionais já concluíram o ensino médio e 15% deles têm ensino superior completo.
Embora a falta de acessibilidade no local de trabalho seja outra questão apontada pelos empregadores, boa parte do público presente na 5ª edição do Contrata SP informou não precisar de adaptações. Tornar a empresa acessível é uma etapa do processo, já que as empresas devem atender a Lei Brasileira de Inclusão, adequando o ambiente de trabalho.
Segundo dados do Censo 2010 do IBGE, atualizados em 2017, na cidade de São Paulo vivem 810 mil pessoas com deficiência. A Lei de Cotas (Lei Federal nº 8.213) sancionada em 1991 exige que as empresas com mais de 100 funcionários destinem de 2% a 5% dos postos de trabalho para pessoas com deficiência, porém, ela nem sempre é cumprida.
“Ainda temos muito a evoluir na prática para tornar essa política afirmativa ainda mais efetiva. Hoje, a legislação é cumprida por apenas cerca de 50% das empresas sujeitas a ela. Os motivos são, principalmente, o preconceito e a ignorância, ainda latentes em empresários, executivos e, sobretudo, gestores de RH, que enxergam deficiência como incapacidade”, afirma Cid Torquato, secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

 

Serviço: Contrata SP – PCD 6ª Edição
Local: Expo Barra Funda | Rua Tagipuru, 1001 (próximo ao metrô Barra Funda)
Horário: 9h às 16h
Inscrições pelo link: http://bit.ly/ContrataSP_Ed6_candidatos
Mais informações: Whatsapp (11) 99973-8710 ou Fone (11) 95638 7422

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.