Prefeitura de São Paulo realiza Workshop com objetivo de se alinhar as normas ABNT

0
101

SMIT e SEGES se unem na organização do evento no Edifício Matarazzo

Nesta terça-feira, 26, a capital paulista recebeu o evento de Sensibilização e Workshop sobre Certificação do município de São Paulo nas Normas ABNT. O objetivo do projeto é uma avaliação da conformidade da Inteligência, Resiliência, Sustentabilidade e preparação para Certificação nas Normas ABNT para apoio à transformação municipal. O prefeito Ricardo Nunes, o secretário adjunto da SMIT, Humberto de Alencar, representando o secretário Bruno Lima, e a secretária da SEGES, Marcela Arruda, estiveram presentes na cerimônia, que teve início às 9h30, no auditório do edifício Matarazzo.

O prefeito Ricardo Nunes enfatizou a importância de acompanhar os dados e analisá-los para que se faça política pública de forma mais assertiva: “Eu não consigo imaginar nenhuma gestão, nenhuma política pública eficiente sem se ter os comparativos. Não se gerencia o que não se mede. Impossível.” – afirmou. A leitura do prefeito vai em direção à necessidade da padronização da cidade para levar melhorias aos mais de 12 milhões de habitantes, na busca de mecanismos como a certificação.

O secretário adjunto Humberto de Alencar (SMIT), revelou que, apesar da complexidade do tamanho da cidade de São Paulo, com 32 subprefeituras e mais de 90 distritos, já existe a prática de ligação entre políticas públicas aos indicadores, através de métricas e metodologias inteligentes:

“Chegar à prefeitura e verificar que já existem 600 indicadores que de forma espontânea cada secretaria busca para criar as suas métricas, passa a ser um trabalho mais de associação. E essa certificação é um reconhecimento que isso já existe na prefeitura de forma madura.” – Pontuou.

De acordo com a ABNT, é importante que a cidade esteja integrada com os 276 indicadores para melhor funcionamento de serviços urbanos e melhor qualidade de vida, dentre eles economia, saúde e meio ambiente. Isso facilita a inovação, crescimento e construção de uma economia dinâmica e inovadora para os desafios futuros. Entretanto, as normas da ABNT não fazem juízo de valor com relação aos indicadores, pois seu objetivo é realizar trocas de informações e aprendizados entre as cidades pelo mundo.

A Secretária Marcela Arruda (SEGES), explicou em seu pronunciamento que, não existe obrigatoriedade para que um município obtenha a certificação dessas normas, e ao fazer isso, Ricardo Nunes dá um grande passo para a cidade de São Paulo: “Tenho falado dos meus projetos, mas quero que isso seja certificado. E se não tiver os indicadores dos atendimentos, quero que isso seja testado também. É isso que o município de São Paulo tá fazendo ao chamar a ABNT.” – ressaltou.

O evento contou também com a presença de representantes renomados como Antonio Carlos, Diretor da ABNT, Jerferson Cheriegate, Presidente do PIT (Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos), Erick Sobreiro, da Gartner e Carlos Frees da Smart Free’s. São Paulo, conhecida nacionalmente como a cidade da tecnologia e desenvolvimento firmou contrato de consultoria junto ao PIT, que foi responsável pela condução dos processos de certificação e manutenção do município de São José dos Campos nas normas ABNT NBR ISO 37120, 37122 e 37123 como cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável, nos anos 2022 e 2023.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.