Prefeitura de São Paulo prepara inauguração do Aquático-SP na Represa Billings

0
236

O prefeito Ricardo Nunes anunciou nesta terça-feira (07) que o Sistema Hidroviário da Represa Billings, conhecido como Aquático, está previsto para ser inaugurado ainda nesta semana. A declaração foi feita durante a entrega das obras de duplicação de um trecho da Estrada do Alvarenga, no extremo sul da cidade de São Paulo.

A inauguração do sistema já foi adiada três vezes devido a decisões judiciais. Inicialmente, a TransWolff seria a operadora do Aquático, porém, a empresa está sob intervenção da prefeitura devido a investigações policiais sobre sua ligação com o PCC. Diante disso, a prefeitura decidiu que ela mesma, por meio da SPTrans, será responsável pela operação do sistema.

Segundo Nunes, a demora para iniciar as operações ocorre devido à atualização da documentação de transferência para a Prefeitura. Ele destacou que a liberação judicial já foi obtida, mas a transferência da documentação ainda está em andamento.

O prefeito ressaltou que o início do serviço será parcial, com horários reduzidos, atendendo cerca de 60 pessoas por viagem em vez das 200 inicialmente estimadas. O serviço será gratuito e operará das 10h às 16h como operação assistida, visando medir as necessidades e ajustar o serviço conforme necessário.

O projeto do Aquatico SP prevê o funcionamento de linhas de transporte de passageiros ligando regiões da represa, beneficiando mais de 385 mil pessoas que residem na região do Grajaú, Cocaia e Pedreira. Os barcos contarão com portas laterais para embarque e desembarque, espaço para cadeirantes, bicicletas, Wi-Fi e ar-condicionado.

O valor da tarifa será o mesmo dos ônibus, R$ 4,40, permitindo a integração com outras linhas por meio do Bilhete Único. A implantação do transporte aquaviário faz parte do plano de metas da Prefeitura de São Paulo e foi promessa de campanha da chapa vencedora nas eleições de 2020. Via MobilidadeSampa


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.