Prefeitura de São Paulo dá início às obras de requalificação da Avenida Santo Amaro

0
2787

Uma das principais vias arteriais da cidade vai ganhar calçadas mais amplas, percursos acessíveis, áreas verdes e reforma do corredor de ônibus


Com o objetivo de valorizar a região e promover melhorias urbanísticas, a Prefeitura de São Paulo dará início no mês de julho às obras de requalificação da Avenida Santo Amaro, na zona sul da Capital. Serão revitalizados 2,5 km da via, no trecho entre a Av. Presidente Juscelino Kubitschek e a Av. dos Bandeirantes. As obras contam com o gerenciamento da SPObras e estão previstas para serem finalizadas em 18 meses. Serão investidos R$ 62,6 milhões nas intervenções, com recursos advindos da Operação Urbana Consorciada Faria Lima.

Implantado no ano de 1985, o corredor de ônibus da Av. Santo Amaro foi uma das primeiras estruturas desse tipo em São Paulo e desempenha um papel importante na rede estrutural de transportes, sendo um eixo fundamental para a mobilidade entre a zona sul e a região central. Atualmente, o corredor conta com faixas exclusivas para ônibus, canteiros centrais com paradas que facilitam o embarque e desembarque de passageiros, mas ainda não contempla quesitos como acessibilidade.

Além disso, apesar de atravessar regiões extremamente valorizadas da cidade e concentrar em seu traçado diversos imóveis, comércios, bancos, hospitais e outros serviços, a avenida Santo Amaro apresenta passeios inacessíveis, estreitos e, em alguns pontos, insuficientes para o fluxo de pedestres.

O projeto de requalificação da avenida foi desenvolvido em parceria entre SP Urbanismo, SP Transportes e SPObras para sanar essas questões. Sua concepção foi apoiada no Plano de Melhoramentos Viários (Lei 14.193/2006) e nas diretrizes do Plano Diretor Estratégico. Em 2015, o projeto foi incorporado ao programa de investimentos da Operação Urbana Consorciada Faria Lima, por meio da Lei 16.242/2015, sendo possível a captação de recursos oriundos da venda de Certificados de Potencial Adicional de Construção (CEPACs) para sua implantação.

Intervenções previstas

As melhorias abrangem o alargamento das calçadas; implantação de acessibilidade universal em ambos os lados da avenida; execução de pavimento de concreto nas faixas exclusivas do corredor de ônibus; faixas de ultrapassagem para ônibus nos trechos de parada para tornar os trajetos mais ágeis; implantação de novas paradas de ônibus, proporcionando mais segurança e conforto aos passageiros; melhorias na estrutura de drenagem urbana; novo mobiliário urbano; ampliação de áreas verdes e paisagismo; sinalização e comunicação visual; iluminação pública em LED; travessias para conexão ao plano cicloviário previsto nas vias coletoras e locais; além do enterramento e ordenamento das redes aéreas de energia elétrica e de telecomunicações.

Serão feitas ações conjuntas com todas as concessionárias de água, esgoto, gás, luz e telecomunicações para o enterramento das redes, contando com o que há de mais moderno em recursos de infraestrutura e construção civil.

Serviços socioambientais

Com a finalidade de prevenir, reduzir e mitigar impactos ambientais, a SPObras vai implantar durante as obras programas socioambientais, como o de Comunicação Social, que conta com uma equipe para atendimento da população no canteiro de obras e em canais de comunicação; o de Gestão Ambiental, que inclui o monitoramento e controle de ruídos, resíduos, emissões atmosféricas e vibrações; o de Manejo Arbóreo e Monitoramento de Avifauna; Gestão de áreas contaminadas; Controle de tráfego; Educação Ambiental, incluindo capacitação dos trabalhadores da obra; entre outros.

A requalificação da Av. Santo Amaro proporcionará um transporte coletivo de mais qualidade, além de valorizar o pedestre e promover melhor uso e ocupação do espaço público pela população, através de melhorias das condições ambientais e urbanísticas.

AAVO – Associação dos Amigos da Vila Olimpia
Nossa missão é fazer da Vila Olimpia um bairro melhor!
As interdições da Avenida Santo Amaro começam a partir das 8h de sábado (16/07), para execução de serviços de adequação da sinalização horizontal, vertical e semafórica da avenida. Já as obras têm início na segunda-feira (18), com duração prevista de 18 meses. 🚧

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito nas imediações da Avenida Santo Amaro, que será INTERDITADA PARCIALMENTE entre a Avenida Pres. Juscelino Kubitscheck e a Rua Afonso Braz, na Vila Nova Conceição, zona sul da cidade, para obras de requalificação da avenida pela SPObras – São Paulo Obras.

E agora, o que eu faço? Se atente as alternativas:

  • Avenida Santo Amaro, sentido Centro, deverão seguir à direita na Avenida Hélio Pellegrino, seguir em frente na Rua Inhambu, à esquerda na Avenida República do Líbano e, a partir daí, seguir a orientação existente até a Avenida Brig. Luís Antônio, entrando à direita em direção ao Centro ou à esquerda em direção à Avenida Santo Amaro;
  • Avenida São Gabriel, sentido bairro, deverão contornar a Praça Dom Gastão Liberal Pinto até acessar o trecho inicial da Av. Santo Amaro no sentido bairro, seguir em frente na Avenida Pres. Juscelino Kubitschek, à esquerda na Rua Prof. Atílio Innocenti, à esquerda na Avenida Hélio Pellegrino e à direita na Avenida Santo Amaro;
  • Avenida São Gabriel, sentido bairro, entrar à direita na Rua Joaquim Floriano, à esquerda na Rua João Cachoeira e à direita na Av. Pres. Juscelino Kubitschek, à esquerda na Rua Prof. Atílio Innocenti, à esquerda na Avenida Hélio Pellegrino e à direita na Avenida Santo Amaro;

É importante ressaltar que com a finalidade de prevenir, reduzir e mitigar impactos ambientais, a SPObras vai implantar programas socioambientais durante as obras, como o de Comunicação Social (que conta com uma equipe para atendimento da população no canteiro de obras e em canais de comunicação) e o de Gestão Ambiental, que inclui o monitoramento e controle de ruídos, resíduos, emissões atmosféricas e vibrações.

Além da gestão exercida em áreas contaminadas, controle de tráfego, manejo arbóreo e capacitação dos trabalhadores da obra.

Fique atento às novidades!


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.