Prefeitura de São Paulo anuncia licitação para o Prolongamento Viário da Marginal do Rio Pinheiros, na Zona Sul

0
312

Projeto da Nova Marginal Pinheiros prevê a extensão da via em 8 km visando a melhoria da mobilidade urbana da zona sul


A Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Obras (SPObras), anunciou o lançamento da licitação para a execução dos projetos e obras destinados ao prolongamento viário da Marginal do rio Pinheiros, na zona sul da cidade. O edital de licitação e demais documentos estão disponíveis neste link e a abertura dos envelopes com as propostas dos licitantes está agendada para 05/03/2024.

O projeto consiste no prolongamento da via Marginal Oeste do Rio Pinheiros em 8 km de extensão, com início após a Ponte João Dias, no entroncamento com a Avenida Guido Caloi, até a conexão com a Avenida Jair Ribeiro da Silva. Além de expandir a infraestrutura viária, o objetivo do empreendimento é aprimorar o sistema já existente, proporcionando aos usuários maior segurança e fluidez no trânsito e em suas interconexões.

Além do prolongamento da via, o novo sistema viário será composto pelas interligações com todas as pontes ao longo do trajeto, começando pela ponte Transamérica, seguida da Ponte do Socorro, Ponte Jurubatuba e Ponte Vitorino Goulart da Silva, na Av. Jair Ribeiro da Silva, além de acessos viários aos bairros. A iniciativa também abrangerá a construção de novas pontes e viadutos.

A via projetada contará com três faixas de rolamento, cada uma medindo 3,50 metros de largura, acompanhadas por faixas de segurança de 1 metro de largura em ambos os lados, e ciclovia compartilhada no lado mais próximo do Rio Jurubatuba.

Principais pontos do projeto:

Conexão com a ponte Transamérica: Atualmente a Ponte Transamérica, que possui sentido único de tráfego, possibilita a ligação entre a Avenida Guido Caloi e a marginal leste do rio Pinheiros, apenas no sentido oeste-leste. Está prevista a implantação de duas pontes, sendo uma interligando a marginal Pinheiros sentido norte e outra no sentido sul. A Nova Marginal passará sob a ponte existente, que não terá alteração de fluxo de veículos, ligando a Avenida Guido Caloi à pista sentido norte da Marginal Pinheiros.

O projeto trará diversos benefícios, tais como a melhoria significativa na fluidez do tráfego e a eliminação de conflitos viários. Além disso, contempla a restauração e construção de novos pavimentos, oferece soluções de drenagem para prevenir alagamentos e promove melhorias na mobilidade urbana sustentável, com a inclusão de ciclovias e ciclofaixas. Isso resultará na redução do tempo de deslocamento e dos custos operacionais, proporcionando uma série de vantagens para a cidade.

A Prefeitura de São Paulo está empenhada em promover uma infraestrutura moderna e funcional para a cidade. Esta transformação não apenas vai aprimorar o sistema viário, mas também impactar positivamente a qualidade de vida da população da Zona Sul e de toda a cidade de São Paulo.

CONFIRA O VÍDEO COM OS DETALHES DO PROJETO clicando aqui


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.