Prefeitura cria Operação Altas Temperaturas para amenizar impacto do calor nas pessoas em situação de vulnerabilidade

0
687

Entre as medidas, haverá reforço no trabalho de convencimento para essa população procurar rede de acolhimento e também instalação de dez tendas pela cidade com fornecimento de água e disponibilização de ambulância


Atenta ao impacto que o calor previsto para os próximos dias pode causar na população, em especial as pessoas em situação de vulnerabilidade, a Prefeitura de São Paulo criou a Operação Altas Temperaturas. As principais ações serão reforço no convencimento para as pessoas procurarem a rede de acolhimento, onde poderão se abrigar do sol e encontrarão água e alimento; a instalação de dez tendas em pontos estratégicos, com fornecimento de água; reforço na compra de ventiladores em unidades de acolhimento; e disponibilização de uma ambulância referenciada para atendimento a casos de exposição ao calor para atender essas tendas.

O prefeito Ricardo Nunes criou um grupo de trabalho específico para estabelecer medidas que deverão ser adotadas para preservar a saúde das pessoas em situação de rua, formado pelas Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Saúde, Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Governo e Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA).

Rede socioassistencial

A capital possui a maior rede socioassistencial da América Latina, com mais de 25 mil vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua, distribuídas em Centros de Acolhida, hotéis sociais, Repúblicas para Adultos, Vilas Reencontro, serviços emergenciais da OBT, entre outros.

O encaminhamento para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial é feito de acordo com o perfil do indivíduo e com a tipologia do serviço, respeitando o histórico da pessoa ou família a ser acolhida.

As pessoas em situação de rua são encaminhadas aos serviços de acolhimento por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros Pop do município, do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e Ampara SP.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.