Prefeitura celebra a formatura de mais de 300 beneficiários do Programa Operação Trabalho

0
87
Prefeito Ricardo Nunes na cerimônia de entrega dos certificados POT

A iniciativa é voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade social, que fazem cursos profissionalizantes e recebem bolsa-auxílio

A Prefeitura de São Paulo realizou a cerimônia de formatura de 321 beneficiários do POT – Programa Operação Trabalho. No início, o programa municipal oferecia cerca de mil vagas, agora são 20 mil disponíveis para os interessados.

Nos Centros POT são oferecidos cursos com certificados de qualificação profissional, de duração média de quatro meses, nos setores de atividades administrativas, zeladoria urbana, economia criativa, segurança alimentar, socioemocional, entre outros. Os participantes podem receber mais de uma certificação ao fim de casa ciclo de formação.

Ao discursar para os formandos, o prefeito Ricardo Nunes ressaltou o empenho desta gestão para qualificar as pessoas em situação de vulnerabilidade e oferecer oportunidade de emprego. “Saímos de mil vagas no POT para 20 mil, que era um orçamento muito pequeno e agora chega a meio bilhão de reais. Fazer esse investimento em pontes e viadutos é coisa que aparece, mas também é importante investir nas pessoas. Esse programa dá as oportunidades e dar a mão é fundamental, mas não podemos perder a oportunidade quando a encontramos. É isso o que estamos fazendo.”

A cidade conta com 12 Centros POT que oferecem estrutura com salas e equipe técnica que proporcionam aulas práticas e teóricas, visando preparar os participantes para o mercado de trabalho formal ou para o empreendedorismo. O local também é um ponto de apoio para as atividades das frentes de trabalho, que ocorrem diariamente, conforme a carga horária do projeto. Além das capacitações os beneficiários contam com uma bolsa auxílio que varia entre R$ 988,34 – 20 horas semanais, 4 horas diárias, e R$ 1.482,60 – 30 horas semanais, seis horas por dia.

O projeto capacita a população em situação de vulnerabilidade social para diferentes postos de trabalho da própria prefeitura como Zeladores de Quarteirão, Praças Mais Cuidadas, Zeladores de Parque da Cidade, Mães Guardiãs, Agentes de Desenvolvimento Sustentável, Oportunidades e Defesa Civil.

“No Brasil, a evasão é de 5,5% e nós chegamos em 0,7% menor índice de evasão escolar do país, a gente consegue reter o aluno pelo trabalho das Mães Guardiãs. POT Defesa Civil ajuda nas questões de mudanças climáticas dentro da comunidade nos dá uma tranquilidade porque foram treinados pela Defesa Civil. Temos ainda o POT Praça, POT Zeladoria, POT Sustentabilidade, PT Hortas, vocês fazem parte de tudo isso, dessa grande cidade, cidade acolhedora e da oportunidade.”, explica o prefeito sobre a importância das posições oferecidas pelo programa para cidade de São Paulo.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.