Prefeitura ativa Operação Baixas Temperaturas, com dez tendas para atender à população em vulnerabilidade

0
370
Até o momento, já estão disponibilizadas 1.200 vagas emergenciais e de acolhimento

Medida reforça atendimento à população em situação de rua durante as noites mais frias

Com a previsão de frio intenso nos próximos dias, a Prefeitura de São Paulo retoma a Operação Baixas Temperaturas (OBT), acionada sempre que os termômetros ou sensação térmica atingem 13°C ou menos.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, a previsão é de que a chegada de uma frente fria provoque chuvas generalizadas, rajadas de vento e acentuado declínio das temperaturas nos próximos dias.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), dez tendas serão montadas em pontos estratégicos das cinco regiões da cidade para atendimento e acolhimento da população em situação de rua ou vulnerabilidade. Em 30 de abril foi publicada a portaria intersecretarial 514/2024, que estabelece o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas, com vigência até 31 de outubro de 2024.

As tendas funcionam das 18h à 0h, e ofertam alimentos como sopa, pão, chocolate quente, chá e água. Além disso, são distribuídos cobertores e feitos os encaminhamentos para serviços de acolhimento da rede socioassistencial. As tendas contarão também com profissionais da saúde que farão a atualização vacinal dos atendidos, se necessário.

Quando as pessoas em situação de rua aceitam o acolhimento, é disponibilizado transporte até os serviços, respeitando sempre o perfil dos acolhidos (pessoa sozinha, com deficiência, famílias, idosos e população LGBTQIAPN+). Nos serviços, os atendidos têm espaços para pernoite, banho, jantar e café da manhã.

Durante a vigência da OBT haverá aumento de vagas em serviços da rede socioassistencial já existentes e criação de novos serviços para acolhimento emergencial.

Endereços das tendas:

Região Central – Praça da República e Praça Marechal Deodoro;

Região Sul – Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto, nº 54) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);

Região Norte – Santana (Praça Heróis da FEB, s/n) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);

Região Leste – Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (Rua Gilberto Gomes Mota, acesso à Avenida Jacu-Pêssego lado direito) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);

Região Oeste – Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus).

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.